O setor supermercadista de Minas Gerais apresentou crescimento acumulado real de 4,29% no período de janeiro a novembro de 2019. Na comparação com o mês de novembro de 2018, o aumento foi ainda maior de 9,76%. O levantamento é parte do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).
Na análise entre outubro e novembro de 2019, o desempenho também foi positivo e cresceu 2,02%. Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Os resultados mostram que o mês de novembro, que tradicionalmente sempre foi de poucas vendas, vem se tornando um período relevante para o setor, especialmente devido à Black Friday. A cada ano, mais empresas supermercadista vem aderindo à campanha, negociando com fornecedores descontos interessantes e chamando mais a atenção do consumidor.
Além disso, muitas lojas estendem as promoções para além da sexta-feira, obtendo assim, resultados melhores no mês. O fato de alguns produtos estarem com preços convidativos atrai também a compra de outras categorias, melhorando o movimento nas lojas.
Outro fator que contribuiu para o melhor desempenho do mês no ano passado foi a continuidade do pagamento de parcelas do FGTS. A leve melhora dos níveis de emprego vem mês a mês, contribuindo também com o setor.
*Imagem reprodução