Após anos de reconhecimento, a gigante do varejo na China, Alibaba, finalmente está apostando na Europa. A empresa está reduzindo suas taxas para competir com a Amazon e atrair vendedores, mas, por enquanto, os resultados foram variados.
Uma enxurrada de pequenas empresas aderiu à sua plataforma europeia, o AliExpress, nos últimos meses, mas algumas marcas maiores estão aguardando, segundo fontes.
O AliExpress abordou marcas conhecidas, incluindo Mango, Benetton e o grupo de moda espanhol Tendam, proprietário da Cortefiel, para aparecer no site, porém o sucesso foi limitado.
Algumas das marcas não sentiram que o site, cujas ofertas de moda incluem uma minissaia de imitação de couro por cerca de US$ 18 e um suéter acrílico por US$ 14, era a vitrine certa para seus produtos, disseram fontes.
Um executivo sênior de uma grande empresa de moda, que rejeitou as abordagens do AliExpress na Europa, disse que sua marca precisava estar em um “ambiente de aspiração”. Outro descreveu a plataforma AliExpress como “um trabalho em andamento”.
No entanto, o chefe do AliExpress, Wang Mingqiang, disse que as marcas estrangeiras precisavam de tempo para entender a plataforma.
Com espaço para projetar suas próprias lojas dentro da plataforma, as marcas podem criar sua página inicial, com fotos e vídeo, para criar a sensação que desejam, acrescentou.
Tanto a Benetton quanto a Tendam se recusaram a comentar oficialmente se foram abordadas. Ambas não vendem no AliExpress, mas comercializam na Amazon. A Mango disse que não vende no AliExpress, sem mais comentários. Ela não vende na Amazon.
Uma porta-voz do AliExpress não comentou se a empresa havia abordado essas marcas ou outras.
“Estamos constantemente explorando oportunidades de trabalhar com diferentes parceiros e comprometidos em atuar como um parceiro confiável para consumidores e vendedores”, afirmou a empresa.
Até agora, o Alibaba se concentrou na venda de produtos chineses baratos no exterior através de sua plataforma AliExpress, como cabos USB de US$ 3 e brincos de cristal de US$ 2, restringindo seu apelo a um público mais amplo.
Mas nos últimos seis meses, a empresa iniciou um esforço para abrir a plataforma para fornecedores e marcas locais, na tentativa de replicar um modelo altamente lucrativo de shoppings virtuais, que engoliu mais da metade das vendas online na China.
“Os vendedores estrangeiros têm uma melhor compreensão dos usuários locais, seus produtos têm um design melhor, pois estão mais próximos dos consumidores da região”, disse Wang.
Inicialmente, a empresa tem como alvo a Espanha e a Itália, além da Rússia e Turquia, entre seus principais mercados no modelo de negócios lançado em 2010.
A Espanha, um grande país ocidental com fortes marcas locais, é o tipo de mercado que o Alibaba precisa conquistar para alcançar a meta do CEO Daniel Zhang de mais do que dobrar sua base de clientes, alcançando 2 bilhões em 2036, apesar da economia chinesa em ritmo menor de crescimento.
O progresso da empresa lá tem o potencial de ilustrar sua estratégia e os obstáculos que poderia encontrar ao planejar a expansão global.
O AliExpress renunciou às tarifas mensais para atrair os vendedores na Espanha, enquanto as comissões pelos produtos vendidos são fixadas em 5% a 8%, de acordo com uma fonte sênior próxima à empresa.
Em comparação, vender na Amazon custa 39 euros por mês, além da cobrança de impostos sobre vendas. A comissão sobre cada objeto vendido fica entre 7% a 15% e alguns itens, como joias e acessórios para dispositivos da própria Amazon possuem taxas mais altas.
A empresa americana não comentou a mudança do AliExpress para abrir sua plataforma a vendedores locais. A Amazon é o maior marketplace em seus cinco principais mercados europeus: Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Espanha, de acordo com a empresa de análise do comércio eletrônico Marketplace Pulse.
Milhares de pequenas empresas se inscreveram para se registrar no AliExpress na Espanha, desde que o site foi aberto a vendedores locais em 2019, disse um porta-voz do AliExpress.
A Amazon afirmou que mais de 8.000 pequenas empresas espanholas venderam em sua plataforma em 2018.
Em uma das contratações mais conhecidas do AliExpress até agora, a loja de departamentos espanhola El Corte Ingles disse em junho que aumentaria sua presença na plataforma para sete linhas de moda.
A startup espanhola de cosméticos Le Tout começou a vender no AliExpress em 2019, quando a plataforma foi aberta aos vendedores locais. A empresa vende cerca de 12 vezes mais em volume na Amazon do que no AliExpress, disse o diretor administrativo Álvaro Dominguez.
“Acho que o AliExpress está associado há muito tempo a produtos chineses – é uma questão de tempo, mas acho que eles estão fazendo todo o possível para obter tráfego e visibilidade”.
Com informações do site Retail Economic Times
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