Esta edição do NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, que aconteceu em Nova Iorque, recebeu um público recorde, com mais de 40 mil pessoas inscritas, vindas de quase 100 países. O grande destaque, no entanto, foi a grande delegação brasileira, que bateu o recorde chegando a 1.900 pessoas, um aumento de pouco mais de 11% em relação ao ano passado, quando contou com 1.700 participantes. Deste total, 15% eram integrantes da delegação da GS&MD Gouvêa de Souza, que há quase 30 anos promove uma imersão completa no varejo americano com diversas atividades.
A GS&MD Gouvêa de Souza estava presente com um grupo composto por 250 empresários e líderes de diversos setores. Ao integrar este seleto grupo, o cliente tem acesso a uma programação exclusiva, que torna a experiência muito mais enriquecedora, incluindo: imersão nas estratégias e operações do varejo local, wrap ups colaborativos para absorver os conhecimentos e estimular as melhores práticas em diversos negócios e palestras com nomes de altíssimo nível, tudo acompanhado por um time de 25 sócios-diretores, para fomentar o ambiente de realização de negócios.
Entre alguns gigantes que compartilharam suas experiências com a delegação estava Marco Stefanini, CEO da Stefanini, que falou sobre a experiência e a estratégia de internacionalização da empresa, considerada uma das mais internacionalizadas do Brasil; Don Unser, retail president do NPD Group, que trouxe as principais tendências no varejo dos Estados Unidos; e Ricardo Garrido, sócio-fundador da Cia Tradicional de Comércio, que fez um comparativo entre as operações de foodservice do Brasil e dos EUA e mostrou como os demais países podem aprender com o modelo nova-iorquino.
O Retail Executive Summit, único evento brasileiro que integrou a agenda do NRF Retail Week, também levou ao seu palco nomes relevantes para a audiência. A abertura contou com uma palestra do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal; Anil K. Gupta, economista, doutor por Harvard, líder em Estratégia e Globalização e autor dos livros “Getting China and India Right” e “The Quest for Global Dominance”; Cláudia Trevisan, pesquisadora e especialista em China; Adam Anger, diretor de Novos Negócios nas Américas do Google; Katie Hunt, cofundadora da Showfields; Luiz Felipe Barros, vice-presidente Global de Marketing, Dados e Produtos Digitais da Anheuser-Busch InBev e Thomas Haupt vice-presidente sênior de Varejo da Louis Vuitton, entre outros.
Mas os brasileiros não fizeram parte apenas da visitação ao evento. Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral e fundador do Grupo GS& Gouvêa de Souza e Eduardo Yamashita, COO do grupo, participaram do painel o “Ethical enlightenment in retail – it’s all about stakeholders”. Gouvêa falou sobre a velocidade de transformação do mercado varejista no mundo. O painel também contou com a presença de David Boynton, CEO da The Body Shop; e Peter Sacco, fundador e CEO da Adelante Shoe Co.
“Eu, particularmente, participo do NRF Retail’s Big Show há 36 anos e todos os anos nós sempre tentamos nos reinventar e promover uma jornada de conhecimento, aprendizado e relacionamento para os principais líderes do varejo”, destacou Marcos Gouvêa de Souza. O empresário ainda completou “outro ponto que sempre nos preocupamos é o resumo de tudo, que consideramos o extrato da síntese condensado. Eu acho que para este ano, talvez, as iniciais PPI poderiam representar isso: propósito, pessoas e inovação”, finalizou.
RETAIL TRENDS PÓS NRF
O objetivo do Retail Trends Pós NRF é compartilhar e apoiar o desenvolvimento do varejo por meio dos principais aprendizados obtidos durante o NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, ao público de diversas capitais brasileiras que não teve a oportunidade de comparecer ao evento em Nova Iorque. O time de especialistas do Grupo GS& apresenta os insights e tendências vistos nas visitas técnicas, na NRF e no Retail Executive Summit – único evento brasileiro a integrar a agenda da NRF Retail Week, sugerindo uma adaptação para a realidade do mercado brasileiro.
Este ano, além dos aprendizados adquiridos nos Estados Unidos, o público terá a oportunidade de saber mais sobre as boas práticas que vêm sendo trabalhadas em países como China, Israel e Coreia, destinos frequentados por outras delegações da Gouvêa de Souza. “Isso tudo vem totalmente alinhado com o nosso propósito de colaborar, de forma determinante, com o varejo nas diversas praças onde atuamos. A ideia central é compartilhar todo conteúdo de maneira sintética e interpretada pelo time de consultores da Gouvêa, já pronto para ser implementado em qualquer empresa”, explica Marcelo Toledo, CEO da GS&MD Gouvêa de Souza.
Com programação ampla, que inclui debates acerca de temas como Blended Retail 3D (metodologia criada pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza que serve para resignificar o negócio do varejo e entendê-lo de maneira ampla), Combinação entre visões dos EUA, China, Israel e Coreia, Perspectivas econômicas 2020 e Tendências globais aplicadas ao varejo, uma das atrações do evento é a apresentação de duas pesquisas inéditas desenvolvidas pelos consultores do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
A primeira delas trata-se de um estudo sobre o “Big Bang no mercado financeiro”, que tem como propósito trazer as perspectivas e preparar o mercado em relação a essa nova fase econômica do país. A outra, responsável por analisar as principais dores e prioridades do varejo em tecnologia, vai apresentar “A imersão nas prioridades na agenda de TI do varejo”.
As pesquisas completas serão apresentadas a todo público presente no dia 6 de fevereiro. Os interessados em mais informações sobre o evento ou sobre as pesquisas podem se inscrever no site www.retailtrends.com.br. Lembrando que Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte também contarão com os melhores aprendizados que integram essa edição do Retail Trends.
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