Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

China x EUA, as distinções entre o mercado e o varejo dos dois países

Redação de Redação
6 de fevereiro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Qual é o cenário do consumo e varejo norte-americanos do qual o varejo é pautado? Na NRF de 2019, havia um amplo espaço do consumo asiático. O Alibaba, por exemplo, expôs tecnologias vendidas na China para os norte-americanos. Em 2020, dos mais de 499 palestrantes apenas dois eram representantes de empresas asiáticas e ambos participaram de painéis menos nobres do que a maioria.

O que o evento fez esse ano foi “jogar o jogo político” e tirar a Ásia do evento. “Não podemos nos dar ao direito de tirar a Ásia. Não é possível pensar em futuro ignorando esse continente”, comentou o COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, durante edição do Retail Trends Pós NRF, em São Paulo.

O bloco Ásia/ Pacífico representa muito do PIB global e cresce acima do resto do mundo. No critério PPP, qualidade do poder de compra, os asiáticos são muito relevantes. A China é a maior economia do mundo, a Indonésia é maior do que o México, a França e o Reino Unido. Filipinas sobrepõe 9 países, Vietnã, 17 (incluindo Suíça e Bélgica) e Mianmar superou 24 países em 23 anos.

“A revolução também vem pelos ecossistemas de negócios. Todos os conglomerados chineses estão organizados em ecossistemas de negócio (…). A Xiaomi (com grande espaço aqui no Brasil) e a Tencent (dona do Whatsapp chinês) são grandes exemplos”, ressalta o executivo.

A Ásia tem grande influência econômica e expande muito o seu território. A digitalização do consumidor asiático faz com que as economias estejam, lá, também, muito digitalizadas. Os meios de pagamento, por consequência, estão muito avançados (mobile payment em alta).

“A Luckin Coffe, maior concorrente do Starbucks na Ásia, entrou no mercado chinês há pouquíssimo tempo, só permite pagamentos pelo aplicativo da loja e tende aumentar a quantidade de lojas. Já a Starbucks, americana, no mercado há 20 anos, cresce 20 por cento todos os anos, mas está ficando para trás em relação à concorrente.”, pontua Yamashita.

Em suma, os Estados Unidos da América, em contrapartida à China, embora esteja com a economia crescendo e a confiança do consumidor aumentando, tem uma quantidade de lojas fechadas muito superior a aquelas que estão abrindo por lá. Esse fenômeno se chama Apocalipse. Sendo assim, essa é uma tendência a ser observada em um mundo tão globalizado e plural.

Foto: Rodrigo Augusto

Postagem anterior

Macy’s deve fechar 125 lojas nos próximos três anos

Próxima Postagem

Macrotendências para o varejo ficar atento em 2020

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados
Varejo

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais
E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030
ESG

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025
Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump
Economia

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda
Meios de pagamento

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Macrotendências para o varejo ficar atento em 2020

Macrotendências para o varejo ficar atento em 2020

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.