As fortes chuvas que causaram um caos em São Paulo na segunda-feira (10) trouxeram forte impacto no transporte de cargas partindo da capital, que registrou o maior temporal no mês de fevereiro em 37 anos. Segundo levantamento da FreteBras, a busca de caminhoneiros por fretes saindo da cidade teve queda de 70%, enquanto as cargas disponíveis caíram 44%.
Com o transbordamento dos rios Pinheiros e Tietê, as marginais foram interditadas e, por volta das 8h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou 89 km de lentidão no trânsito da cidade, que chegou a 132 pontos de alagamento. Os transtornos afetaram, inclusive, a região do Ceasa (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), o principal centro de abastecimento de alimentos da capital.
“Nos últimos dias os caminhoneiros fizeram, em média, 6 mil buscas únicas por dia para fretes em São Paulo na FreteBras. Nessa segunda, foram apenas 1,8 mil. O número de cargas disponíveis para serem transportadas partindo da cidade despencou quase que pela metade, passando de 500 para 280 por dia. Certamente foi um dia com grandes perdas para a economia da capital”, assinala Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras.
* Imagem reprodução