Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Fevereiro registra crescimento no varejo paulista

Redação de Redação
9 de março de 2020
no Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo paulista

O carnaval ajudou as vendas do varejo da cidade de São Paulo a registrarem, em fevereiro, um crescimento de 2,2% em relação a igual mês do ano passado, segundo o balanço mensal elaborado pelos economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Enquanto as vendas a prazo cresceram 2,8% reais no período, influenciadas por juros menos elevados, as vendas à vista avançaram apenas 1,6%.

Entre janeiro e fevereiro, no entanto, houve queda de 4,1% nas vendas do comércio paulistano, o que o economista Emilio Alfieri, da ACSP, atribui ao fato de que janeiro teve dois dias úteis mais do que fevereiro.

“O resultado veio dentro do esperado para o mês”, notou Alfieri. “O carnaval costuma aquecer as vendas em bares e restaurantes, mas não tem grande impacto na comercialização das lojas em geral.”

No primeiro bimestre, as vendas do varejo paulistano cresceram 2,9% em relação a igual período de 2019 e, nos últimos 12 meses, a alta foi de 2,5%.

Os dados são positivos, mas pouco expressivos quando comparados com os de outros períodos de retomada da economia.

Como observou o economista da ACSP, “para o varejo avançar mais, seria importante uma melhora na qualidade do emprego e o aumento da renda”.

A aceleração do comércio varejista ajuda a explicar o dinamismo da economia paulistana e da economia paulista.

O número de empregados dos setores de comércio varejista, atacado e de serviços em geral do Estado de São Paulo supera os 10,2 milhões, segundo a FecomercioSP.

Num momento em que a indústria demora a reagir e em que as exportações são insatisfatórias, a força da economia depende em alto grau do segmento de serviços e, em especial, do comércio – que, neste momento, promove liquidações sazonais.

Os indicadores há pouco divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os serviços, que incluem o comércio, contribuíram com R$ 1,22 trilhão para o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2019 e com R$ 4,59 trilhões para o PIB de 2019, que atingiu R$ 7,3 trilhões.

O crescimento do consumo das famílias foi de 1,8% em 2019, sendo decisivo para o aumento do PIB de 1,1% no ano.

Dadas as dificuldades globais, os serviços em geral e o varejo, em particular, serão relevantes para o estado da economia brasileira.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Lindt poderá ter preços amargos com a alta do preço do chocolate

Próxima Postagem

#Coronavírus l Varejo e Consumo: cautela e prevenção sem pânico ou histeria

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação
Economia

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Covid-19

#Coronavírus l Varejo e Consumo: cautela e prevenção sem pânico ou histeria

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.