Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Legado do Fórum Nacional do Varejo 2015

Redação de Redação
23 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foto: Arquivo/Walter Melo

Foto: Arquivo/Walter Melo

Neste último fim de semana realizou-se no Guarujá, em São Paulo, o 3º Fórum Nacional do Varejo, reunindo as principais lideranças do segmento, autoridades e fornecedores. Ao final do encontro foi divulgado um documento-legado que sintetiza a visão do setor sobre o momento e o futuro do país. O evento foi realizado pela Dória e pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com apoio de conteúdo da GS&MD – Gouvêa de Souza.

O setor varejista brasileiro está consciente de que, após uma década de crescimento e expansão do consumo, existem desequilíbrios estruturais que precisarão ser equacionados no curto e médio prazo e estão dispostos a suportar parte do ônus desses ajustes, desde que distribuídos de forma equitativa entre os setores público e privado do País.

O setor acompanha de forma indignada as apurações dos casos de desvios de recursos públicos que representam mais um degrau na escalada de deterioração na ética e na moral da Sociedade brasileira, o maior dos problemas que aflige o país neste momento.

O setor varejista reconhece a positiva evolução socioeconômica dos últimos dez anos, com benefícios para as empresas e a sociedade brasileira, mas não pode compactuar com o crescente nível de desvios de recursos, uso inadequado da estrutura pública e a sistemática transferência do ônus da correção desses desvios para o setor privado através do constante aumento da carga tributária.

O setor igualmente assiste, e não pode aceitar, o afastamento do País de acordos comerciais com parceiros estratégicos com visão de longo prazo, substituídos por acordos quase casuísticos regionais que pouco ou nada acrescentam em termos de relevância econômica e política no longo prazo

O setor varejista brasileiro propõe um pacto envolvendo alinhamento dos representantes de todos os setores da iniciativa privada que seja pautado pelos seguintes direcionadores:

1. Equidade de sacrifícios entre o setor público e privado, para permitir o resgate da competitividade dos produtos, marcas, serviços e do varejo que opera no Brasil, sem o que, sistematicamente, serão transferidos emprego e renda para outros mercados, em detrimento da população brasileira;

2. Inserção do País no cenário global de forma ampla numa ambição e estratégia que transcendam às limitações geográficas regionais;

3. Proposição de um programa de Desoneração Tributária e Revisão das normas Trabalhistas que torne possível o alinhamento às práticas dos países mais maduros e viabilize a inserção plena do Brasil no mercado global;

4. Enxugamento, eficiência e austeridade da máquina pública em todas as esferas que permita a redução dos dispêndios correntes e torne viável o aumento e foco do investimento do Estado na infra estrutura, saúde, segurança e educação;

5. Estabelecimento de limitação na carga tributária em relação ao PIB, que permita a transferência para a sociedade dos benefícios da maior formalização da economia;

6. Investigação plena dos desvios de conduta dos agentes públicos ou privados com julgamento e condenação dos culpados;

7. Comunicação ampla e direta com as lideranças do setor privado e a população, eliminando o hiato criado e buscando resgatar clima propício ao diálogo, à aceitação dos inevitáveis sacrifícios, desde que momentâneos, e à discussão dos caminhos de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil;

O varejo brasileiro têm consciência da sua crescente responsabilidade inerente à condição de maior empregador privado do País e de sua posição estratégica, como segmento que jamais foi poupado da competição global e que se desenvolveu a partir de sua própria capacidade de entender e atender consumidores-cidadãos. Algo que precisa ser compartilhado e aprendido por toda a sociedade, especialmente pelo Governo.

Porém, as empresas nacionais e internacionais de varejo operando no Brasil precisam, e exigem, maior equidade competitiva com os mercados globais, sem artificialismos protecionistas.

Essas empresas não temem, como nunca temeram, concorrência, local ou global, em seu ambiente quase natural, mas não conseguem concorrer com o fardo representado pelos atrasos nos setores tributário, trabalhista, de infra estrutura e na burocracia que asfixia a eficiência.

O setor, através de seus representantes reunidos no 3º Fórum Nacional do Varejo, por sua vez, se compromete a atuar de forma ampla e estratégica para apoiar a integração de produtores, fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços, na busca da maior eficiência e produtividade em todas as cadeias de valor, que ajudem na expansão do mercado e no desenvolvimento de longo prazo do país.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Simplicidade e eficiência em tempos de crise

Próxima Postagem

Você está por dentro da performance de seu negócio?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Próxima Postagem

Você está por dentro da performance de seu negócio?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.