Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaconcorrência no varejo global

Redação de Redação
30 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Quando a concorrência não é local, nem restrita a alguns segmentos ou categorias, nem mesmo a diferentes formatos de lojas ou canais de vendas e relacionamento, ela é ampla, transversal e irrestrita e se transforma na metaconcorrência.

Se no passado discutíamos a transversalidade da concorrência que lojas, produtos e marcas sofriam a partir de formatos distintos, ou mesmo de outros canais como venda direta, televisão, catálogo ou, mais recentemente, a internet, agora e no futuro essa visão foi expandida pela eliminação das barreiras geográficas proporcionada pelo ambiente digital que gerou o neoconsumidor, aquele que é multicanal, digital e global.

E para sermos mais inclusivos, porque não o omniconsumidor ?

Estamos imersos nessa nova realidade que redesenha todo o cenário de negócios.

Um site de origem chinesa, recém operando no Brasil, teve vendas anualizadas de R$ 1 bilhão em 2014, com base na projeção de seu desempenho no terceiro trimestre do ano, de produtos produzidos fora do país, a maioria de baixo valor unitário, em boa parte de marcas desconhecidas ou sem marca.

Para efeito de comparação, de um total de 1,160 milhão de lojas operando no Brasil, existem apenas 90 grupos varejistas, redes de lojas ou e-commerce, nacionais ou internacionais, com vendas superiores a esse montante de R$ 1 bilhão. Isso é a real dimensão da metaconcorrência.

As barreiras estão eliminadas e seria insanidade imaginar a possibilidade de serem criadas em mercados capitalistas. E só os insanos podem pensar em criá-las. Essa é a nova realidade da qual não se pode fugir.
Não existe e não pode existir restrições, limitações, regulamentações que restrinjam a metaconcorrência, pois, caso contrário, o principal prejudicado é o consumidor-cidadão que, restrito em alternativas, vai pagar mais ou receber menos por seu poder aquisitivo. Ou buscar o refúgio da informalidade que a tudo e a todos enfrenta.

Mas o que não se pode imaginar é a metaconcorrência convivendo com limitações de infraestrutura, carga tributária asfixiante e insana em sua concepção, regulamentação e ordenamento trabalhista antiquado e oneroso ou mesmo com a burocracia imposta às empresas que operam no país. Esse é exatamente o cenário que impera no Brasil e que asfixia as empresas que aqui operam.

Como estamos vamos continuar periféricos ao novo cenário global redesenhado pela metaconcorrência.

Permanecendo o quadro atual, em pouco tempo, as empresas que realmente quiserem ser competitivas para atender o mercado brasileiro vão desenvolver operações a partir da Índia, China, Indonésia ou qualquer outro país que ofereça melhor ambiente de negócios e com todos os recursos que o ambiente digital e a metaconcorrência proporcionam.

E o que é mais asfixiante é essa sensação que estamos caminhando inexoravelmente para a irrelevância competitiva global enquanto ficamos debatendo temas políticos menores e sem uma proposta estratégica de longo prazo para o país.

É por conta exatamente disso que os mais de dois milhões de brasileiros, os mais conscientes e inconformados, foram às ruas gritando para que acordemos dessa letargia que nos aflige e possamos assumir o cenário da metaconcorrência e encontremos outros caminhos. Ou nos conformamos para sempre e buscamos outros espaços ou regiões para nos fazermos presentes e relevantes.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Você está por dentro da performance de seu negócio?

Próxima Postagem

Ações e resultados em 2015 – Indicadores de performance

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Ações e resultados em 2015 - Indicadores de performance

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.