Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ações e resultados em 2015 – Indicadores de performance

Redação de Redação
31 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Artur Motta*

Em quase todos os projetos que executamos há uma etapa inicial em que aprofundamos o entendimento do negócio do cliente, seus objetivos e a performance atual. Descobrimos que muitas organizações desconhecem informações importantes sobre a performance do seu negócio e que essa é uma boa oportunidade para obter resultados melhores.

Atualmente, as diversas áreas de uma organização reportam números e indicadores para seus superiores, sendo essa uma atividade que já faz parte da rotina. O que não se avalia é a qualidade dessas informações. Partiremos da premissa de que os números foram corretamente mensurados e possuem boa qualidade técnica. A pergunta inicial é se as variáveis monitoradas são as mais relevantes.

Frequentemente os indicadores retratam o resultado passado ou atual, desconsiderando a visão da performance desejada. Devemos acompanhar o hoje com foco em abrir caminhos para o futuro. Em uma área de vendas, por exemplo, as ações de abertura de novos clientes e as propostas colocadas são boas informações se teremos (ou não) um futuro promissor.

Outro ponto a ser questionado é a relevância do monitoramento. Ele realmente está direcionado aos objetivos da organização? Frequentemente encontramos indicadores que “sempre foram feitos desse jeito” ou que são acompanhados por serem “praxe do mercado”. É verdade que alguns índices são padrão para as diversas organizações como a cobertura de estoque mas devemos desenvolver verdadeiros KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores de performance chave que tenham alinhamento com os objetivos da organização.

Também observe os objetivos de longo prazo da organização. Nesses casos pode ser necessário acompanhar um cronograma ou plano estratégico. Por exemplo, se a organização pretende iniciar operações no exterior, há inúmeras etapas que devem ser realizadas. O acompanhamento das mesmas (e ajustes nos desvios) será crítico para o sucesso!

Muito menos frequente são as empresas que monitoram o cenário competitivo em que estão situadas. Tamanho e movimentações dos players, novos fornecedores, disponibilidade de pontos comerciais, valor do m2 da área de vendas, entre outros. Algumas dessas informações externas costumam ser trabalhosas para se obter mas identificar prematuramente as movimentações da concorrência e se antecipar ao cenário de mercado costumam trazer resultados diferenciados e garantir a sobrevivência da organização.

Quando se fala de informações de performance, uma das metodologias utilizadas com melhor resultado é gGestão à vista. Simplificadamente, nela se apresentam os principais indicadores de cada área em um local de fácil visualização de forma que possam ser facilmente acompanhados pelos envolvidos no processo e medidas corretivas rapidamente implantadas. Em vários projetos essa técnica é sugerida para nossos clientes.

Outra metodologia bastante difundida para mensuração e acompanhamento do desempenho organizacional é o Balanced Scorecard. A grande vantagem é que o BSC não se restringe ao acompanhamento de indicadores, mas possui um papel estratégico relevante, pois permite unir planejamento estratégico e ações organizacionais. A amplitude dessa ferramenta faz com que ela seja recomendada apenas para organizações porte, maturidade e estrutura mais desenvolvidas.

O fundamental é que a organização tenha uma boa visão de sua performance e do caminho que esta sendo trilhado. A escolha criteriosa dos indicadores, com suporte especializado, é recomendado para que a energia seja direcionada ao que efetivamente trará mais resultado.

*Artur Motta ([email protected]) é  diretor de Consultoria da GS&AGR Consultores.

Postagem anterior

Metaconcorrência no varejo global

Próxima Postagem

O novo papel do marketing nos shopping centers

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

O novo papel do marketing nos shopping centers

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.