Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os mistérios do varejo da Índia – Parte 1

Redação de Redação
6 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

A Índia tem uma das maiores e mais jovem populações do mundo com 1,2 bilhão de pessoas com idade média inferior a 27 anos e onde os preços máximos de venda dos produtos são propostos pelos fornecedores e aprovados pelo governo, sendo obrigatória sua colocação nas embalagens o que, em tese, faria com que fosse um mercado cobiçado por todas as corporações globais do setor e seus principais fornecedores.

Mas, apesar dessa virtuosa combinação, recentemente Carrefour e Auchan, dois entre os maiores varejistas globais, fecharam suas operações naquele mercado e Walmart e Metro, outras das maiores corporações do mundo, só operam vendendo para empresas ou outros revendedores, impedidos que são de venderem a consumidores finais. Só para justificar a importância desse mercado para os grupos globais, 66% no faturamento total do varejo vem de alimentos e lojas do segmento.

Esse aparente contra senso decorre da ampla regulamentação que o setor varejista enfrenta na Índia, que limita e administra a competição entre varejistas e fornecedores e a constante e permanente tentativa de liberalizar o mercado que esbarra na força política de partidos e entidades que querem preservar esse imenso potencial para que as corporações locais possam ampliar e modernizar sua atuação antes de uma maior competição com os grupos internacionais.

Isso permite que grupos de origem indiana, como Tata, Reliance e Big Bazaar, entre outras, cresçam e diversifiquem suas operações, beneficiados pelas restrições competitivas.

O caso do grupo Tata, sem dúvida a mais poderosa corporação de negócios do país e uma das maiores do mundo, é emblemático e exemplar.

O grupo opera fornecendo desde sal de cozinha com sua marca em supermercados e lojas de alimentos, até o carro mais barato do mundo, o Nano, passando, globalmente, pelo controle das marcas Land Rover e Jaguar, ou por operações no varejo de joalherias ou mesmo eletro-eletrônicos, a Croma, além de serviços financeiros. É também uma poderosa corporação global de serviços com atuação em muitos mercados, incluindo o Brasil, através da TCS – Tata Consultancy Services.

Só para citar algumas poucas de suas inúmeras atividades que incluem ainda escolas de futebol, metalurgia, medicamentos, hotelaria, energia, telecomunicações, indústria de alimentos, tecnologia e muito mais. O grupo tem mais de 580 mil funcionários, operando em 100 países e teve no ano passado faturamento superior a US$ 103 bilhões, sendo apenas um terço desse valor gerado na Índia.

O varejo do país, depois de um recente soluço, avança para expandir de forma consistente, com crescimento real de mais de 7% ao ano, mais do que dobrando até 2020 de tamanho em relação ao ano passado, 2014. O varejo indiano faturou US$ 525 bilhões em 2014 e deverá atingir US$ 1,1 trilhão em 2020, prevendo que poderá atingir US$ 2,1 trilhões em 2025. Esse processo é precipitado e beneficiado pela expansão do índice de urbanização do país que passará dos atuais 48%, atingindo 55% em 2020 e podendo chegar a 57% ou mais em 2025.

São mais de 16 milhões de lojas (para efeito de comparação o Brasil tem menos de 1,2 milhão) sendo a esmagadora maioria das chamadas “moms and paps”, pequenos pontos de vendas em espaços minúsculos, em precárias condições de higiene, operando ao mesmo tempo com marcas locais e as grandes marcas globais, abastecidas por uma complexa rede de macro e micro distribuidores que enfrentam as caóticas condições logísticas locais, disputando espaço nas ruas e estradas com bois e vacas que, por questões religiosas, não podem ser molestados, para colocar produtos ao alcance da imensa população em todo o país.

De fato, as duas maiores cidades, Delhi e Mumbai, representam apenas 9% de todas as vendas do varejo e as 22 maiores cidades são responsáveis por 29% das vendas totais do país, o que dá a dimensão dos desafios logísticos enfrentados por fornecedores e varejistas.

Talvez por conta exatamente desse aspecto o varejo digital no país, com vendas estimadas de US$ 6 bilhões em 2015, é um dos que apresenta maior participação em relação ao varejo total, atingindo média pouco inferior a 7%, uma surpreendente constatação a partir dos dados distribuição de renda do país mas em linha com os avanços do país que tem 19% da população com acesso à internet.

Em tudo que envolva tecnologia a Índia é um país que se destaca no cenário global, sendo hoje um dos maiores provedores de serviços nessa área para inúmeras corporações, que lá instalam centros de atendimento e desenvolvimento, beneficiando-se do fato que perto de 300 milhões de indianos falam inglês e que esse número tem se ampliado fortemente a partir da ênfase que o país coloca na educação.

Nota: essa série de artigos sobre o varejo e o mercado da Índia, parte do trabalho “O Mundo do Varejo e o Varejo do Mundo” irá continuar nas próximas semanas e foi inspirada pelas apresentações, encontros e visitas feitas durante o encontro do Grupo Ebeltoft em Delhi na última semana de Março de 2015 e pelas informações fornecidas pela Technopack, membro local da aliança de negócios.

Na série de ações envolvendo “O Mundo do Varejo e o Varejo do Mundo” desenvolvida pela GS&MD – Gouvêa de Souza acontecerá em outubro de 2015 o Retail Explorer Tour em Dubai e Abu Dhabi, cujos mercados foram tema de artigos publicados neste espaço em novembro de 2014 e que em 2016 visitará a China, sempre com apoio local dos membros do Ebeltoft em cada mercado e região.

Clique aqui e confira o segundo capítulo dessa jornada!

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

A conveniência como estratégia

Próxima Postagem

O momento do profissional de expansão varejista

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

O momento do profissional de expansão varejista

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.