Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A hora e a vez das ações de treinamento

Redação de Redação
16 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (Icec), divulgado no início deste mês pela Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC), aponta quedas de 7,7% no mês de março em relação ao mês de fevereiro.

Segundo especialistas, a queda na confiança dos empresários dos setores avaliados no Icec pode levar a um aumento significativo das demissões ao longo do ano.

O que fazer frente a esse cenário?

Essa é a pergunta que a maior parte do empresariado brasileiro se faz nesse momento, e uma das possíveis respostas pode estar mais perto do que se imagina.

De modo geral, cenários econômicos desfavoráveis exigem maior empenho criativo por parte das empresas, bem como revisões consideráveis de questões que envolvem produtividade e efetividade.

Entretanto, essas não são as únicas ações a serem adotadas pelas empresas que buscam garantir sua atuação em meio à turbulência econômica atual.

Nesse momento, um dos meios para se fazer isso é por meio do investimento ainda mais intenso em ações de treinamento, revisão de processos e adoção de novos procedimentos de trabalho.

Pode parecer insensato à primeira vista, mas essa é uma das maiores e melhores opções para o momento, pois, de modo geral, períodos de baixa produção permitem ao empresariado alavancar a qualificação do capital humano de suas empresas, favorecendo assim a obtenção de índices ainda mais expressivos de produtividade e efetividade profissional, mesmo com quadros de colaboradores mais enxutos.

Iniciativas que fazem a diferença

A General Eletric (GE), seguindo essa linha de atuação, inaugurou um centro de treinamento no Rio de Janeiro.

Algumas das maiores empresas varejistas do País tem investido fortemente na construção de suas universidades corporativas, visando a formação não apenas de suas lideranças, mas também de seus níveis de base, o que permite que colaboradores que nunca estiveram em uma sala de treinamento possam finalmente integrar uma.

Segundo o Índice Global de Investimentos de Talentos (GTCI), divulgado pelo Human Capital Leader Institute, o Brasil figura no 49° lugar no ranking com 93 nações que investem no crescimento, na atração e na retenção de profissionais.

O resultado do país no GTCI deixa claro que ainda há muito por fazer quando o assunto é o capital humano das empresas e reforça não apenas a importância, mas a urgência de que o empresariado brasileiro compreenda definitivamente que o fortalecimento econômico está diretamente ligado ao fator humano.

Com isso, fica claro que investir no capital humano agora trará benefícios às organizações não apenas no longo prazo, mas no curto e médio também.

Àqueles que de fato quiserem fazer a diferença nesse momento precisarão não apenas reavaliar seus programas de treinamento, mas finalmente compreender que o aprimoramento profissional por meio do treinamento é um investimento e não um custo que só se assume quando o momento econômico é favorável.

*Rodrigo Anunciato ([email protected]) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

A epidemia do pessimismo contagioso

Próxima Postagem

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.