Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Não podemos deixar o remédio matar o paciente”, afirma Flávio Rocha

Aiana Freitas de Aiana Freitas
8 de abril de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Flavio Rocha

Com o objetivo de prevenir o avanço dos impactos do coronavírus, a Riachuelo foi a primeira rede varejista de vestuário que suspendeu as atividades de todas as suas lojas [são mais de 300] espalhadas pelo Brasil, disse Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes-Riachuelo, durante de live promovida pela Mercado & Consumo na manhã desta quarta-feira, 8 de abril.

Segundo o executivo, esse tsunami que se abateu sobre o mundo tem referências num passado distante e a população não pode permitir que este pânico impeça a busca por aprendizados em outras pandemias. O empresário fez comparações com as vítimas invisíveis da sociedade. “Se atuarmos com a visão estreita e diminuir a estatística apenas pensando nas mortes pelo coronavírus estaremos deixando de lado a segunda onda do problema, que envolve o desemprego, a fome – que também mata -, além das vitimas da violência urbana”, elencou Rocha, que ainda completou que “não podemos deixar o remédio matar o paciente”.

Fazendo uma comparação com os Estados Unidos, Flávio Rocha lembrou que a maior economia do mundo teve um recorde de pedidos de seguro desemprego, com mais de 10 milhões de solicitações nas duas últimas semanas. “Por aqui o estrago poder ser ainda maior, com cerca de 40 milhões de desempregados, ocasionando uma desordem na economia no nosso país”, lembrou. Pra ele, há maneiras de não parar a economia sem colocar a população em risco. “A recessão resultante de se tirar a economia da tomada vai gerar ainda mais mortes”, alertou o empresário.

A implementação de férias coletivas para seus colaboradores e a interrupção da produção estão entre as providências que a Riachuelo tomou para o período de crise. No entanto, foi mantida a produção de itens hospitalares como máscaras, toucas e aventais, que estão sendo aos órgãos públicos, fruto do Programa Pro-Sertão, com a colaboração de oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista. O objetivo da parceria entre elas é fomentar a economia dos microempreendedores que dependem dos serviços para se manterem ativos no mercado, no presente cenário de emergência sanitária e econômica.

Sobre as oportunidades que a crise tem gerado, Flávio Rocha destacou o forte crescimento do grupo lar, com a Casa Riachuelo, que apresentou um aumento significativo na participação no e-commerce, assim como a linha pet, novo mercado que a empresa decidiu investir a partir de um mix abrangente de itens. “Com as nossas lojas físicas fechadas o e-commerce se tornou o grande canal de vendas, que até então representava cerca de 3% do faturamento da empresa. Hoje podemos dizer que tudo está em 100% no online”, disse.

Ainda sobre as mudanças positivas pós covid-19, as transformações que envolvem o processo da aceleração da inclusão digital, como bancarização e marketplace, este segundo com os pequenos varejistas em pé de igualde com o mercado, colaboram com a economia colaborativa. Para Flavio Rocha, a barreira da escala deixa de existir com essa inclusão e nada como um período de crise para eliminar barreiras que ainda existiam até então.

Outro ponto trazido durante a live foi com relação aos atuais estoques previstos para este ano. De acordo com o executivo, o inverno de 2020 cairá em 2021. “Por mais que haja esforços em canais alternativos, teremos uma postergação para o inverno do ano que vem por conta do acumulo de estoque. Este não é um problema tão dramático, como é o recente caso dos ovos de páscoa, mas nos preocupa também”, disse.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Estudo aponta que home office deve crescer 30% após crise do novo coronavírus

Próxima Postagem

Foodservice será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades
Economia

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025
Foodservice

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro
Marcas

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado
Economia

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões
Notícias

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
foodservice

Foodservice será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.