Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

ALSHOP quer um plano para reabertura gradual do comércio

Redação de Redação
21 de abril de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
loja-shopping

A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) cobra das autoridades um plano para a reabertura gradual do comércio, tendo em vista os prejuízos da ordem de R$ 20 bilhões em pouco mais de 40 dias de lojas fechadas. A entidade propõe que as lojas adotem rígidos protocolos de segurança seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“O que a entidade defende é um planejamento das autoridades, especialmente dos governos dos Estados e das prefeituras, para a volta gradual às atividades, a partir do início de maio”, explica Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP. O executivo lembra que há 105 mil lojas de shopping no país que estão fechadas em um setor que emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas.

“O setor privado já se organizou no sentido de tomar providências para flexibilizar aluguéis e reduzir taxas fixas em um entendimento entre várias entidades, mas sentimos falta de apoio do governo que precisa proteger vidas mas, também a economia, e oferecer contrapartidas ao apoio da sociedade civil. Um exemplo são os impostos como o ICMS que não foram flexibilizados ou o IPTU que não foi suspenso. A arrecadação será ainda menor em virtude do Dia das Mães, pois as lojas seguirão fechadas na segunda melhor data do ano e isso ameaça os empregos gerados pelo setor”, alerta.

A ALSHOP acredita em um equilíbrio entre os cuidados sanitários e combate à pandemia sem prejuízo para a atividade econômica que já leva a uma perda significativa na arrecadação e tem gerado desemprego e temor no setor de varejo. “Nos shoppings os cuidados podem ser os mesmos tomados pelos supermercados e farmácias que estão abertos e funcionam sem aglomeração”, ressalta Sahyoun.

Medidas para reabertura gradual

A ALSHOP propõe abertura de lojas de shopping em horário reduzido de atendimento: das 12h às 20h permitindo que os estabelecimentos funcionem em apenas um turno.
Para os clientes e frequentadores:

– Controle de entrada dos clientes com medição de temperatura e higienização das mãos;
– Limitação de quantidade de clientes conforme a capacidade do empreendimento;
– Nas praças de alimentação, implantação de postos de higienização das mãos e maior espaçamento entre as mesas, bem como a remoção ou interdição de bancos nos corredores;
– Orientação visual aos clientes e frequentadores para evitarem aglomeração e incentivá-los a lavar as mãos, bem como, não andar em grupos com mais de 5 pessoas.

Para os colaboradores e lojistas em geral:
– Expor informações claras sobre a quantidade máxima de clientes nas lojas conforme a metragem do estabelecimento;
– Mapear a distância entre clientes com identificação nas filas dos caixas;
– Instalar placas de acetato nos caixas das lojas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda ou máquinas de cartões devidamente higienizadas;
– Fornecer aos colaboradores das lojas materiais de proteção individual como máscaras, protetores faciais e luvas;
– Adotar novos protocolos de higienização dos ambientes.

Ações do governo Federal são positivas

A ALSHOP entende que o governo Federal tomou as medidas corretas ao anunciar o auxílio emergencial aos trabalhadores informais, antecipação do 13° salário aos aposentados, linhas de crédito com juros reduzidos, entre outras medidas de renúncia fiscal.

Da mesma forma, governadores e prefeitos também podem abrir mão da arrecadação de impostos ou permitir que a economia volte a gerar receitas para manter atividades essenciais dos serviços públicos em funcionamento.

A ALSHOP apoia o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e ingressou na ação que corre no Supremo Tribunal Federal e tratou do assunto para reverter a decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski que exigia a comunicação dos acordos de redução de salários e jornadas aos sindicatos. “Com a queda da decisão liminar, confirmada pelo Pleno do STF, nesta última semana teremos uma menor interferência nos sindicatos e maior facilidade para concretizar os acordos, sem mais burocracias, o que é benéfico a todos”, diz Marcello Furman, advogado da entidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Empenho hoje está nos setores aéreo, automotivo e varejo, diz presidente do BNDES

Próxima Postagem

Cenários dinâmicos no foodservice pós-COVID19

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo
Tecnologia

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização
Inovação

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

9 de maio de 2025
O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodservice coronavírus

Cenários dinâmicos no foodservice pós-COVID19

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.