O primeiro trimestre de 2020 foi marcado pela epidemia do Covid-19, que impactou todas as regiões e negócios, resultando em crescimento sem precedentes de demanda no varejo alimentar e, particularmente, para os formatos do Grupo (conveniência, lojas urbanas e e-commerce).
Várias medidas especificas foram introduzidas em alinhamento com a missão principal do Grupo de assegurar abastecimento de alimentos para as pessoas:
- Proteção de funcionários, incluindo distribuição em massa de máscaras, luvas e álcool gel para empregados das lojas e depósitos.
- Proteção ao cliente e adaptação do serviço dentro de suas necessidades específicas: medidas protetivas nas lojas, instalação acelerada de checkouts automáticos (45% em hipermercados e 36% em supermercados em fevereiro-março de 2020), capacidade aumentada para delivery, “click & collect” e Drive para alcançar 20 mil pedidos por dia contra 6.500 no começo do trimestre.
- Organização logística assegurada em cooperação com fornecedores, para atender à demanda sem desabastecimentos significativos.
Na França, formatos urbanos, conveniência e e-commerce, que constituem o core de negócios do Grupo, têm observado níveis particularmente altos na demanda desde meados de março.
Nas marcas de varejo alimentar, o crescimento ficou em 9% (12% excluindo hipermercados) nas últimas 4 semanas. A Cdiscount registrou crescimento de 40% no GMV desde 1 de abril, dos quais 19% foram em vendas diretas e 69% em vendas do marketplace, elevando a contribuição do marketplace para 50,7% do GMV.
Apesar do efeito de estocagem inicial, o crescimento é atribuído a uma mudança no consumo de alimentos para consumo domiciliar, levando a uma demanda adicional para o varejo alimentar, mais especificamente direcionados aos formatos de loja urbano e de conveniência, assim como o e-commerce.
As vendas nas últimas quatro semanas cresceram em média 24% no Franprix, Supermercados Casino, e lojas no formato conveniência, que observaram o surgimento de novos clientes e um crescimento de três dígitos no e-commerce de alimentos, especialmente em entrega domiciliar do Monoprix (Monoprix.fr e Amazon Prime Now).
Após um difícil começo de ano para o mercado como um todo, Cdiscount percebeu uma grande aceleração do seu negócio desde março, com crescimento GMV atingindo 40% em abril, com uma variedade adaptada às demandas dos clientes no segmento não alimentício e o desenvolvimento de uma nova oferta básica de alimentos. Esse crescimento veio com uma rentabilidade melhorada, conduzida pelo crescimento da contribuição do marketplace para 50,7% do GMV em abril, e um aumento na margem de vendas diretas de 9,9 pontos, conduzidos por um melhoramento no mix de produtos.
No primeiro trimestre de 2020, o EBITDA para o escopo combinado França e Cdiscount cresceu em €67m em comparação ao primeiro trimestre de 2019, notavelmente guiado pelo negócio adicional gerado desde o meio de março. No período de 12 meses, o EBITDA nesse escopo totalizou €1,602m (€948m líquidos de aluguel pago).
Como comunicado em 20 março de 2020, o Grupo Casino assinou um acordo com a Aldi France para a venda das lojas e depósitos Leader Price na França metropolitana por 735 milhões de euros (incluindo 35 milhões de euros em earn-out). Os trabalhos preparatórios para o fechamento foram iniciados e estão em andamento.
Na América Latina, o Grupo viu uma aceleração nos negócios no Brasil e na Colômbia, assim como em todos os formatos, com crescimento orgânico de 14% no trimestre.
Em vista da incerteza do impacto macroeconômico e social da epidemia de Covid-19 pelo próximo ano, e como uma medida de precaução, o Grupo não está mais formulando objetivos quantificados para 2020-2021, enquanto permanece mobilizado com todas as prioridades já comunicadas ao mercado (conforme release de 26 de março de 2020).
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