A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2020. Em resposta aos impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Companhia tem implementado iniciativas para fortalecer sua posição financeira e oferecer suporte a lojistas e comunidades diante do atual cenário global.
Apesar da suspensão temporária da operação de seus shopping centers na segunda quinzena de março, a empresa apresentou evolução positiva em receita, lucro, EBITDA, resultado operacional líquido (NOI) e fluxo de caixa operacional (FFO), favorecidos por condições pontuais, pelo forte desempenho dos primeiros dois meses do ano e também por medidas adotadas para minimizar os impactos da pandemia.
No trimestre, a receita líquida da Multiplan alcançou R$ 326 milhões, com crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2019, beneficiando-se das recentes aquisições de participação em shoppings do porfólio e do desempenho nos dois primeiros meses do trimestre. Nos 12 meses encerrados em março de 2020, a receita líquida alcançou R$ 1,347 bilhão, com aumento de 6,3% em relação a igual período do ano anterior.
As medidas de apoio a lojistas tomadas pela Multiplan tiveram impacto na receita com aluguel, que registrou resultado 5,6% menor quando comparado ao mesmo trimestre em 2019, atingindo R$ 236,3 milhões. Em 12 meses, a Companhia registrou crescimento de 3,8% na receita com aluguel, somando R$ 1,1 bilhão.
As vendas dos lojistas nos shopping centers da Multiplan atingiram R$ 3,1 bilhões no trimestre, apresentando redução de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior – resultado impactado pelas suspensões temporárias da operação dos shoppings da Companhia a partir de 18 de março. Considerando apenas janeiro e fevereiro, as vendas dos lojistas cresceram 7,8% em relação ao mesmo período de 2019, totalizando R$ 2,5 bilhões.
Os principais destaques nos dois meses foram o MorumbiShopping (+11,6%) e o Shopping Anália Franco (+10%) em São Paulo, e o BarraShopping (+9%) no Rio de Janeiro. Adicionando a primeira metade de março à análise, as vendas dos lojistas cresceram 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Resultado Operacional Líquido (NOI) alcançou R$ 298,1 milhões, com crescimento de 7,4% em relação ao primeiro trimestre de 2019. O EBITDA foi de R$ 343,7 milhões, ficando 49,1% acima do mesmo período do ano anterior. Considerando os últimos 12 meses encerrados em março de 2020, o EBITDA totalizou R$ 1,045 bilhão, registrando um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido da Companhia alcançou R$ 177,7 milhões no trimestre, com aumento de 93,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado. O resultado foi beneficiado principalmente pelo crescimento de 5,9% na receita líquida; redução de 11,7% nas despesas gerais e administrativas, refletindo as iniciativas da Companhia em redução de custos; redução de 16,7% nas despesas com propriedades beneficiadas pela recuperação de despesas não recorrentes e maior taxa de ocupação; e redução de 22,6% nas despesas financeiras devido às recentes renegociações de dívidas e redução da taxa básica de juros (Selic). Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) atingiu R$ 245 milhões, um aumento de 76,1% em relação ao mesmo período de 2019, beneficiado pelas mesmas condições do lucro líquido.
Apoio a lojistas e medidas de prevenção
Para Armando d’Almeida Neto, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan, apesar do impacto da suspensão temporária das operações, a Companhia adotou com rapidez medidas para apoiar lojistas e fortalecer sua posição financeira, sem prejuízo para sua estratégia de longo prazo.
“A solidez da nossa empresa permitiu que atuássemos de forma rápida para dar suporte aos lojistas e reduzir os impactos sobre a Companhia. Além das condições que oferecemos para o locatário, também apoiamos as vendas de operações autorizadas a funcionar por delivery. Para isso foram importantes nosso superapp Multi, o investimento na Delivery Center, e medidas como divulgação dos lojistas e sistema drive-thru, o que também representa conveniência para o cliente”, afirma o executivo.
“Nesse momento em que nos planejamos para a reabertura, temos consciência dos desafios de curto e médio prazo, mas mantemos a visão de longo prazo e o foco em fazer bem feito que sempre nortearam a Companhia ao longo desses 45 anos. Os ativos da Multiplan permanecem entre os melhores do país, com localização ímpar”, acrescenta.
A Companhia ofereceu a lojistas redução de 50% nos encargos de condomínio e isenção de pagamento do fundo de promoção, além de oferecer redução de 50% no aluguel de março. A Multiplan concedeu, até abril, aproximadamente R$ 300 milhões em reduções e isenções para lojistas, considerando aluguel, condomínio e fundo de promoção, e outras despesas de conservação dos shopping centers. Além disso, por meio do superapp Multi e da Delivery Center, que atua também na integração das lojas com vários aplicativos e marketplaces, a Companhia ofereceu aos lojistas um canal para manter contato com os clientes dos shoppings, que buscam cada mais rapidez nas entregas.
Em março, os novos contratos assinados entre a Delivery Center e os locatários da Companhia aumentaram 131% em relação ao mês anterior, ampliando a participação de varejistas além da categoria alimentação. Os pedidos on-line dos empreendimentos da Companhia por meio da Delivery Center aumentaram 66,4% na primeira quinzena de abril, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Campanhas sazonais, como as vendas da Páscoa por meio do aplicativo Multi também contribuíram para o aumento geral das vendas on-line, que atingiu novos recordes de vendas e número de pedidos na segunda semana de abril.
A Multiplan também está apoiando as comunidades das regiões onde atua, com campanhas de doação; parcerias para uso dos estacionamentos em ações de testagem de COVID-19 e vacinação contra a gripe; campanhas educativas nos canais de mídia dos shoppings; e vendas por drive-thru, oferecendo comodidade e segurança para lojistas e clientes. A Multiplan também vem desenvolvendo protocolos para garantir as melhores práticas para suas operações.
Como parte dessa iniciativa, a companhia adquiriu 100 mil máscaras e 25 mil testes para COVID-19. A empresa também contratou a consultoria de infectologistas para orientar os procedimentos mais adequados com objetivo de garantir a segurança e a preservação da saúde de clientes e colaboradores.
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