Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A loja como delivery de tudo

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
8 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos
loja e atelie

A vida na quarentena impôs a todos uma mudança significativa nos hábitos. Assim como o consumidor, as empresas também estão testando novos modelos para atender o “novo normal” e estão buscando se reinventar rapidamente. Nesse cenário, serviços, novos modelos de negócios e posturas criados durante a pandemia do Covid-19 deverão se tornar permanentes após a crise.

É fato que muitas marcas já estavam passando por um processo de aculturamento digital. Quem estava na fase de planejamento já sabia mais ou menos os caminhos a serem seguidos e teve apenas que acelerar as decisões para colocar as mudanças em prática. Quem estava apenas com uma ideia na cabeça ou achando que o digital não era “para agora” teve que se reinventar em um timing muito, muito curto.

Um dos fenômenos que essa digitalização acelerada evidenciou é o que chamo de “delivery de tudo”. Trata-se de uma transformação radical na relação entre as marcas e os consumidores. Apenas consumo de bens e serviços não são mais suficientes para os consumidores, cada vez mais as experiências são desejadas e demandadas para as marcas. Já passávamos por um processo de ressignificação do papel da loja no varejo tradicional, visto as mudanças de cenário e do consumidor no pré-covid. No pós-crise, isso será ainda mais urgente.

Privados do convívio social, o desejo por um envolvimento mais humano e emocional se torna ainda mais latente no consumidor, e as lojas devem deixar de ser apenas um canal para vender coisas. Elas serão buscadas para vivenciar tudo o que ficou em suspenso nesse período. É lá que o cliente vai efetivamente encontrar valor pelo relacionamento que estabelece com as marcas. Valor esse que ficou mais exposto após a quarentena. A forma com que as marcas se relacionam com crise ficou muito evidente. Será que as empresas demonstraram na prática o que elas diziam ser no discurso?

Desenvolvimento, gestao e expansao

Com um consumidor ainda mais ativista, paradoxalmente a loja vai ser também um espaço para atenuar a culpa pelo consumo exacerbado. O varejo quase entrou em colapso porque as pessoas estão – de forma compulsória, vale dizer – consumindo só o que precisam. As marcas vão encontrar no movimento upcycling – reduce, reuse, recycle – a forma de entregar além do benefício pessoal de consumir determinado produto ou serviço, também algum benefício social, ecológico, humanitário. A loja passa a fazer também parte de um delivery de indulgência pelo consumo.

Nesse cenário a loja será, ainda, um ponto de delivery de serviços e conveniência.  Por que não comprar uma roupa e fazer os ajustes ali mesmo? Ir no supermercado e aproveitar para almoçar num ambiente descontraído e diferente? Que tal ir num home center e além de comprar os itens para a reforma, sair de lá com um novo projeto de design para seu apartamento?

A loja passa a ser efetivamente o centro de tudo, onde se faz o delivery de tudo. Esse papel a torna relevante e indispensável, para um consumidor que já descobriu que para comprar produtos, ele nem precisa sair de casa.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Banco Carrefour cria página para que pequenos e microempreendedores divulguem seus negócios

Próxima Postagem

75% dos lojistas estimam flexibilização do varejo após 11 de maio

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
lojistas dia das maes

75% dos lojistas estimam flexibilização do varejo após 11 de maio

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.