Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Pesquisa mostra que 89% dos brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia

Redação de Redação
11 de junho de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Pesquisa mostra que 89% dos brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia

A pandemia do novo coronavírus já mudou a relação que quase 9 em cada 10 brasileiros têm com o dinheiro. Segundo pesquisa Ibope Inteligência encomendada pelo C6 Bank, 89% das pessoas já modificaram os seus hábitos financeiros. A principal mudança foi a diminuição dos gastos, citada por 51% dos entrevistados. A pesquisa aponta que 27% dos brasileiros passaram a guardar mais recursos para se prepararem para as incertezas no futuro. Do total de entrevistados, 22% já começaram a atrasar o pagamento de boletos, contas ou outros compromissos financeiros.

O estudo também revela que a pandemia afetou a renda da maioria (55%) dos brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet, público que participou da pesquisa. Entre eles, 66% afirmam que a queda na renda foi superior a 25%.

A relação dos brasileiros com os bancos também sofreu alterações – 43% deixaram de frequentar agências bancárias e 46% afirmam que têm utilizado produtos financeiros digitais (aplicativo, internet banking, cartão virtual) com mais frequência. Também houve parcial migração das lojas físicas para o e-commerce, já que 31% dos entrevistados contaram que a maior parte das compras passou a ser feita de forma on-line. A pesquisa também mostra que os brasileiros começaram a checar o extrato bancário com mais frequência e que passaram a prestar mais atenção em taxas e tarifas cobradas pelos bancos.

“Com a queda na renda das pessoas, é fundamental colocar na ponta do lápis o gasto com taxas e tarifas bancárias. As despesas com serviços bancários chegam a 1% do orçamento das famílias, e o valor desses serviços aumentou 150% desde 2008. A crise deve forçar os clientes dos bancos a comparar esses valores no mercado e a encontrar alternativas com melhor custo-benefício”, diz Maxnaun Gutierrez, responsável pela operação de pessoas físicas no C6 Bank.

Medo da crise

A pesquisa Ibope Inteligência/C6 Bank também mapeou as principais preocupações dos brasileiros em relação às finanças. Pouco mais da metade (55%) tem medo de não conseguir dinheiro suficiente para atender as necessidades da família durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O segundo maior receio nessa área é depender da ajuda de outras pessoas para fechar as contas, resposta citada por 37% dos entrevistados.
A pesquisa ouviu 2 mil brasileiros das classes A,B e C com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

“Fazer a diferença hoje, em meio à crise, nos exigiu resiliência e propósito”, afirma Luiza Helena Trajano

Próxima Postagem

Louis Vuitton registra blockchain para e-commerce no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo
Meios de pagamento

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé
Foodservice

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Louis Vuitton

Louis Vuitton registra blockchain para e-commerce no Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.