Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Unitah irá explorar 13 terminais de ônibus por 30 anos e investir mais de R$ 300 mi em sua revitalização

Redação de Redação
3 de julho de 2020
no Notícias, Pontos comerciais, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Praça Unitah

A Unitah assumiu em abril deste ano a concessão de 13 terminais de ônibus integrados a estações das linhas azul e vermelha do metrô de São Paulo, e será responsável por redefinir sua estrutura e por sua manutenção. Todos os terminais, onde circulam diariamente mais de 1 milhão de pessoas, terão a partir de agora uma oferta diferenciada de lojas de alimentação, serviços e varejo, e alguns terão também novos edifícios. A área bruta locável (ABL) poderá chegar a 212,997 mil metros quadrados.

Dos 13 terminais, 7 serão edificáveis, podendo futuramente abrigar shopping centers, academias de ginástica, hospitais, prédios comerciais e residenciais, entre outros. De acordo com o contrato da concessão, a área edificável mínima é de 11,2 mil metros quadrados em quatro anos, 43,6 mil metros quadrados em sete anos, e 84,1 mil metros quadrados em dez anos.

O projeto se espelhou em modelos vistos em outras metrópoles do mundo, em que os empreendimentos ligados ao transporte público passaram a ser uma opção de lazer e acesso a produtos e serviços para toda a sociedade.

Em entrevista exclusiva ao portal Mercado & Consumo, Luiz Fernando Ferraz Bueno, presidente da Unita, discute perspectivas para o negócio – mesmo em meio à pandemia:

Mercado & Consumo – Qual foi a estratégia de escolha dos terminais? E por que começar por São Paulo?
Luiz Fernando – São Paulo é uma cidade desafiadora e que tem importância estratégica no país em discussões de mobilidade e qualidade de vida. Dar início a este projeto inovador em São Paulo é estar presente em uma grande vitrine.

A Unitah Empreendimentos, consórcio formado pela RZK Empreendimentos, PPX e RWG, venceu a licitação para explorar comercialmente os espaços de 13 terminais de ônibus integrados às linhas azul e vermelha do metrô. O Praça Unitah vai redefinir todo o layout e estrutura dos terminais e ficar responsável pela sua manutenção, limpeza e segurança, transformando esses espaços não apenas em local de passagem para quem utiliza o transporte público, mas também um centro de compras, serviços e facilidades no dia a dia da população.

O projeto vai proporcionar uma economia ao Metrô de São Paulo de R$ 22 milhões por ano, valor que seria gasto com a conservação e manutenção dos terminais. O Metrô, além de já ter recebido R$ 11 milhões pela outorga, também vai passar a receber uma remuneração mensal de 8% sobre cada receita obtida pelo empreendimento. A partir do quinto ano de contrato, a Unitah pagará, mensalmente, 8% da receita ou R$ 855 mil, o valor que for maior.

Mercado & Consumo – Qual foi o impacto da crise causada pela Covid-19 nos planos da empresa?
Luiz Fernando – Nosso cronograma de obras foi alterado para respeitar todos os protocolos de prevenção, mas elas não foram interrompidas. O primeiro terminal a ser entregue será o Tatuapé Sul, neste mês de julho.

Nesta pandemia, o transporte público não parou em nenhum momento e tem importância vital para permitir o deslocamento de pessoas que trabalham em setores essenciais da economia.

Mercado & Consumo – Quais são os principais serviços oferecidos ao público que irá frequentar os terminais?
Luiz Fernando – O projeto se espelhou em modelos bem sucedidos em outras metrópoles do mundo em que os empreendimentos ligados ao transporte público passaram a ser uma opção de lazer e acesso a produtos e serviços para toda a sociedade. Nos 13 terminais, teremos um mix diferenciado de lojas de diversos setores, como alimentação, serviços e varejo em geral. Além disso, acesso a wi-fi gratuito, segurança privada, espaços revitalizados e lounges para uma melhor integração entre as pessoas.

Alguns dos terminais que estão sob nossa responsabilidade são edificáveis, isso significa que poderemos construir consultórios médicos, academias, escolas, residências estudantis, entre outros serviços que trarão mais praticidade a vida de milhões de pessoas na cidade de São Paulo.

Mercado & Consumo – Existe a previsão de mais terminais serem incorporados?
Luiz Fernando – Por enquanto, são 13 terminais integrados às estações das linhas azul e vermelha. Acreditamos no potencial e no sucesso do projeto, que ao se confirmar, naturalmente, deverá será levado a outras localidades.

Mercado & Consumo – Por que apenas terminais interligados com metrôs estão nos planos?
Luiz Fernando – São terminais que funcionam como com hub de integração entre passageiros de ônibus, metrô e em alguns casos estações de trem da CPTM. São locais espaçosos e com grande potencial de melhorias.

Mercado & Consumo – Como fica o faturamento dos lojistas e expectativas de faturamento em meio a pandemia?
Luiz Fernando – Para o lojista, o grande atrativo é estar presente em um local de grande fluxo de pessoas e que não teve sua atividade interrompida nesta pandemia. Diferentemente de outros espaços comerciais, o Praça Unitah está integrado ao metrô que hoje já tem um fluxo médio de 1 milhão e meio pessoas ao dia apenas nestes 13 terminais.

Mercado & Consumo – Como a Unitah encara a questão ligada ao o barulho e a poluição dos ônibus? A poluição sonora, visual e do ar preocupam o negócio de vocês?
Luiz Fernando – O Praça Unitah quer transformar os terminais em espaços de convivência e, para isso, o bem-estar das pessoas é fundamental. Todo o layout e a estrutura do projeto levam em conta a redução desses impactos para que a atividade comercial seja integrada ao ambiente dos terminais.

 – A maioria das lojas serão ocupadas por pequenos empreendedores, mas há grandes varejistas previstos ou interessados?
Luiz Fernando – Sim. Os formatos dos boxes e lojas atraem pequenos e médios empreendedores, mas teremos grandes varejistas ancorando o projeto. Serão criadas áreas comerciais que totalizam mais de 14 mil m² e 1.410 espaços disponíveis para locação – representando também ótima oportunidade de investimento para redes de franquias e grandes empreendedores.

Em 7 dos 13 terminais, estão previstas construções de hospitais, shopping centers, academias de ginástica, laboratórios, escolas, prédios comerciais e residenciais e consultórios médicos.

* Imagem divulgação

Postagem anterior

E-commerce teve R$ 608 milhões em fraudes evitadas entre janeiro e maio

Próxima Postagem

Empresa holandesa de comércio eletrônico negocia compra do iFood

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo
Meios de pagamento

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé
Foodservice

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target
Notícias

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical
Inovação

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Clube iFood apresenta crescimento anual de 200% em sua base de assinantes

Empresa holandesa de comércio eletrônico negocia compra do iFood

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.