O autor de “Pense dentro da Caixa” e de “Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas”, sócio e investidor da Bossa Nova e da ACE, sócio da Proseftue e sócio-fundador da Is Log & Service, Thiago Oliveira, foi um dos especialistas em e-commerce que participaram de live promovida pela Mercado & Consumo nesta manhã (17).
Segundo ele, o Brasil é hoje um celeiro de oportunidades para empresas de tecnologia. E muitas startups de tecnologia em logística estão surgindo. “Este momento de crescimento exponencial do e-commerce nivelou startups às empresas tradicionais e viabilizou os melhores meses dos últimos dez anos para atratividade de fundos globais de tecnologia”, disse. Thiago revelou ainda que o mês passado foi um dos melhores em investimentos locais. “Empreendedor moderno gosta de problema para ser resolvido, por isso o Brasil tem sido grande atrativo para investidores – inclusive internacionais. Se tem um lugar para ter problema, esse lugar é o Brasil”, brincou.
Morando na Califórnia, ele contou que por lá ninguém acredita que tudo vai ser 100% online. Ele explicou que na realidade haverá um misto entre as duas frentes (online e física), com uma operação híbrida tendo a loja física como complemento da virtual. “Por mais que o e-commerce dos EUA seja muito maduro, ainda existe uma necessidade grande em mais lojas físicas. Parceria de lojas grandes como Amazon para a compra no online e retiradas em lojas parcerias menores vem crescendo muito por aqui e isso será uma tendência cada vez mais forte”, explicou.
Sobre os desafios do e-commerce no Brasil, o especialista disse que o maior dele é o logístico. Para ele, essa questão pode melhorar quando houver uma privatização e a chegada de startups com soluções viáveis para o mercado. “O e-commerce ainda não chegou num nível de excelência que operadores logísticos conseguem ter com custo compartilhado e o monopólio dos Correios não permite trazer novos operadores para o mercado. Mas muitas startups de tecnologia estão surgindo para solucionar esse tipo de problema no setor”, completou.
Este webinar contou com o patrocínio da DocuSign, empresa pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica e que hoje ajuda as organizações a se conectarem e automatizarem como preparam, assinam, agem e gerenciam seus contratos.
* Imagem reprodução