O Mercado&Consumo em Alerta desta quarta-feira (29) reuniu um time inspirador para debater o presente e o futuro dos negócios no Brasil. Entre os convidados estavam Alexandre Costa, CEO da Cacau Show; Paula Andrade, VP de Varejo da Natura & Co LatAm (The Body Shop e Aesop LatAm); e Richard Stad, CEO da Aramis Menswear.
A partir da mediação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, os três executivos compartilharam ações práticas adotadas durante a pandemia e revelaram seus planos para o período pós-covid-19. A seguir você confere alguns destaques do bate-papo:
1 – O investimento na construção de marcas nos últimos anos, mostrou- se a melhor das escolhas para este ano improvável. Como os desafios continuarão a fazer parte das nossas vidas, construir relações sólidas e comunidades com clientes serão sempre fundamentais;
2 – O sentido de humanidade é um dos legados importantes de 2020. Sentir empatia pelas pessoas. Sorrir com os olhos, conectar-se com as pessoas. Como pessoa física e como pessoa jurídica. O que irá fazer diferença para marcas são equipes que se colocam no lugar dos outros, conexões de pessoa para pessoa;
3 – As vendas do e-commerce representavam 5% do total das vendas até 2019 e neste ano devem saltar para 10% superando R$ 100 bilhões de reais. No caso da Cacau Show saltou de 1% para 10% tendo anteriormente 200 pedidos por dia e na semana da Páscoa atingiram 60 mil pedidos por dia. Apesar deste fato as lojas não irão acabar, mas terão que ser resinificadas;
4 – Ficar na zona de conforto não cria nada de grandioso. Temos que sonhar grande e ter responsabilidade na execução para construir uma visão de futuro audaciosa e consistente;
5 – O brasileiro foi criado em tormentas. Desenvolvemos fibra, forca e espírito guerreiro. O que muda a realidade dura que estamos vivendo como sempre é a nossa Atitude. Arregaçamos a manga este ano novamente e fizemos acontecer do dia para a noite. Ficamos, portanto, mais fortes.
* Imagem reprodução