Covid-19 ajuda o Alibaba a superar as expectativas do primeiro trimestre

A gigante do comércio eletrônico Alibaba relatou receita melhor do que a esperada durante o primeiro trimestre (encerrado em 30 de junho), graças ao crescimento econômico online impulsionado por quarentenas relacionadas a Covid-19 e empresas lutando para adotar os serviços de computação em nuvem do grupo.

A receita de todo o grupo totalizou US$ 21,8 milhões (154 milhões de yuans) no primeiro trimestre, um aumento de 34% ano a ano. Enquanto isso, as receitas de seu negócio de varejo de comércio na China alcançaram US$ 14,3 milhões (101 milhões de yuans) – também um aumento de 34% ano a ano – que representou cerca de 66% da receita total da empresa.

“Nosso principal negócio de comércio doméstico se recuperou totalmente para níveis pré-Covid-19 em toda a linha, enquanto a receita de computação em nuvem cresceu 59% ano a ano”, disse Maggie Wu, diretor Financeiro do Alibaba Group.

Como seus concorrentes, o negócio de comércio eletrônico do grupo se expandiu devido à crescente dependência dos consumidores das compras online e à recuperação econômica da China pós-Covid-19. O maior concorrente do Alibaba nesta área, JD.com, também relatou um aumento de receita trimestral estelar de 33,8%.

Ambos podem agradecer a bonança de compras do meio do ano, 618, que viu as plataformas e marcas oferecerem cupons e subsídios ao consumidor para ajudar a atrair os consumidores para os gastos de vingança. Ambos obtiveram resultados recordes de vendas: JD com US$ 34,5 bilhões (239 bilhões de yuans) e Alibaba alcançando US$ 100 bilhões (698 bilhões de yuans). O Alibaba pode ter mais poder de permanência nos próximos trimestres, já que seus próprios eventos promocionais acontecem no segundo e terceiro trimestre (Tmall Super Brand Day em 25 de setembro e Double 11, em 11 de novembro, respectivamente).

Durante o trimestre, o valor bruto da mercadoria da Tmall cresceu 27% ano a ano, enquanto o da Tmall Global aumentou mais de 40% em relação ao ano anterior. O Alibaba disse que os números refletem a forte demanda dos consumidores por produtos de marca do exterior, com a Covid-19 interrompendo as vendas de viagens internacionais.

Como KOLs e comerciantes continuaram a se conectar com os consumidores por meio de transmissão ao vivo no primeiro trimestre, o Taobao Live (canal de transmissão ao vivo do Taobao) viu seu GMV crescer mais de 100% ano a ano, de acordo com um relatório da empresa que não divulgou números de conversão ou vendas.

“Estávamos bem posicionados para capturar o crescimento da transformação digital em andamento, que foi acelerada pela pandemia, tanto nas operações de consumo quanto nas empresas”, disse Daniel Zhang, presidente e CEO do grupo, em um comunicado.

Zhang também mencionou na teleconferência que, embora a globalização continue sendo a visão do Alibaba, sua empresa ficaria de olho nas situações geopolíticas em constante mudança, o que sugere que o Alibaba pode se concentrar principalmente em seu mercado doméstico em breve.

Os serviços de nuvem do grupo contribuíram com US$ 1,7 milhão (12,3 milhões de yuans) – ou 8% – para sua receita. Ele se tornou o maior provedor de serviços de nuvem pública da China a partir do quarto trimestre de 2019.

Tendo superado o desempenho do mercado de ações mais amplo dos EUA no ano passado, o preço das ações listadas nos EUA disparou durante o pré-mercado, mas caiu quase 2%, para menos de US$ 255 por ação, após a abertura do mercado.

Com informações do portal Jing Daily.
* Imagem reprodução

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