Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Portal Revista Exame: "Para onde os millenials forem, o mercado vai atrás"

Redação de Redação
14 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Tem mais um artigo do diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, no portal da Revista Exame.com. Aqui, ele faz uma análise sobre a geração dos consumidores nascidos entre 1980 e 1999, conhecida como a “Geração Y” ou, os millenials:

Nos Estados Unidos eles são 80 milhões, representam um quarto de toda a população, com um poder de compra equivalente a US$ 200 bilhões. Essa geração se tornou a mais estudada, quando comparada com todas as anteriores, pois seu comportamento, atitudes e preferências vão determinar o novo desenho do consumo e do mercado.

Os millenials, também conhecidos como “Geração Y”, incluem todos os nascidos no período de 1980 a 1999 e, portanto, têm hoje entre 16 e 35 anos e, na sequência do comportamento característico das gerações, sucedem a geração X e serão seguidos pela geração Z.

Esse grupo tem comportamentos bem definidos, onde alguns aspectos se destacam, especialmente os de serem a primeira geração tipicamente “multitarefa” (assim entendida a capacidade particular de se dedicarem a várias atividades ao mesmo tempo, usualmente envolvendo também várias telas de seus diferentes equipamentos).

Eles conseguem estudar, ouvir música, teclar seus smartphones e, ao mesmo tempo, folhear revistas ou ter a televisão ligada, lançando um olhar de vez em quando, acompanhando o que acontece.

Porém, sua fonte primária de conexão entre eles e o resto do mundo se faz prioritariamente pelos celulares e, cada vez mais, através dos smartphones, razão pela qual as empresas, marcas, produtos e lojas que não ofereçam a opção de sites especialmente desenvolvidos para as pequenas telas são cada vez mais discriminadas.

Um estudo recente da Forbes, nos EUA, mostrou que mais da metade deles baixou um aplicativo de compras via mobile e é crescente a preferência pelo uso dessa alternativa, já superando o uso do desktop.

Eles se bastam

Um dos aspectos mais marcantes do comportamento emergente dessa geração é o profundo vínculo que criam entre si, em grande parte pela troca constante, e quase angustiante, de mensagens em busca de permanente conexão e alinhamento com os valores, atitudes e preferências de seus grupos de referência.

Na hora da compra, a principal opinião é aquela que vem dos amigos que podem ser conectados via celular e com o produto alvo sendo fotografado para receber avaliação dos demais. Por essa razão, em provadores já podem ser encontradas alternativas que permitem fotografar e compartilhar o produto ou marca considerado para receber a avaliação dos demais.

Para eles, tão ou mais importante do que a mensagem oficial que recebem das companhas promocionais ou publicitárias, é o endosso de um outro millenial, para quem está sempre atento ao o que é avaliado e por quem, para ajudar em sua decisão – é o que realmente pode definir sua preferência.

Para eles, produto, marca ou loja que não abrem espaço para a manifestação aberta de seus consumidores, merecem cautela em sua consideração, pois isso é parte importante na formação de seu mapa perceptual.

Os millenials e a omniera

Os millenials formam a essência do comportamento dos consumidores emergentes no contexto da “omniera”. Ao mesmo tempo que formam um núcleo mais multicanal em seus hábitos de consumo, eles são estudados, monitorados, pesquisados, avaliados por todo o arsenal disponível para conhecer seus hábitos, preferências e opções que possam ser usados para antecipar comportamentos, melhorando a experiência de compra e, ao mesmo tempo, buscando também aumentar os resultados das empresas.

Ao menos é isso que se imagina que irá acontecer, pois, no momento atual, de briga aberta em todos os mercados pela conquista desses consumidores e seu poder aquisitivo, o que se tem visto é muita venda e receita e muito pouco resultado. A Amazon que o diga, assim como muitos players do segmento digital também no Brasil.

Como o mais digital e conectado consumidor, os millenials desenham o futuro do mercado, do consumo e do varejo e criam a mais desafiadora perspectiva no redesenho das lojas, buscando conciliar experiência, serviços, relacionamento, orientação e interação, integrando diferentes canais de vendas dentro do ponto de venda físico.

A loja que vai emergir desse cenário terá o desafio de satisfazer os millenials, consumidores cada vez mais satisfeitos, empoderados com seus celulares multiconectados em constante atualização, avaliando o valor percebido em tempo real e, permanentemente, comparando opiniões e informações que possam assegurar sua mais ampla satisfação.

Isso deverá significar, na maioria das vezes, vendas com pressão de margem, pois a conexão permanente endereça compras para serem feitas onde os preços são menores e a satisfação maior.

Eis o enigma maior que os millenials estão gerando: “decifra-me ou te devoro”.

Confira outros artigos no blog Mercado & Consumo, no portal da Revista Exame, clicando aqui.

Postagem anterior

A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas

Próxima Postagem

Existe um limite para a taxa de royalties de uma franquia?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Existe um limite para a taxa de royalties de uma franquia?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.