“O mundo pós-pandemia será o mesmo, mas algumas tendências serão reforçadas.” Com esse recado, o empresário Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, fez a abertura de honra do Global Retail Show 2020, maior evento do varejo brasileiro, que começou hoje (13) e vai até sábado que vem, dia 19 de setembro.
Totalmente online, o GRS reúne mais de 250 palestrantes de 15 países em 19 trilhas de conhecimento. Diniz falou logo depois da apresentação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, que promove o evento.
“Algumas questões vieram para ficar, como, por exemplo, a do e-commerce. Ele já existia, mas houve um aumento muito grande porque as pessoas descobriram que podem usá-lo de maneira eficiente. O home office também já existia, mas não da forma como é feito hoje. Haverá uma mudança na forma de trabalhar, nas formas de habitação”, acredita Abilio Diniz.
O empresário brasileiro também acredita em mudanças na forma como as pessoas encaram a vida. “Como as pessoas ficaram com medo de ficar doentes, elas vão se cuidar mais, e perceberam que isso é bom para o seu bem-estar e para a sua felicidade. Elas também estão estudando mais, querendo adquirir mais conhecimento”, avalia.
Para Diniz, diferentemente de outras crises, essa tem uma característica particular, que é o fato de não ter uma data definida para acabar. “Não vai existir o fim da crise e o fim da pandemia. A crise vai terminando aos poucos porque, mesmo com as vacinas, levará um tempo para todos se imunizarem.”