Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Gestão de pessoas

Renner leva transformação digital para a gestão de pessoas

Redação de Redação
28 de setembro de 2020
no Gestão de pessoas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Renner

As transformações provocadas no varejo pela crescente digitalização e integração dos canais de venda, associadas às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, lançaram desafios inéditos para a gestão de pessoas nas empresas. Na Lojas Renner, com 24 mil colaboradores no Brasil, Uruguai e Argentina, a resposta foi a aceleração de iniciativas inovadoras, dentro do processo de transformação digital da Companhia.

As inovações incluem a aplicação de inteligência artificial na seleção de talentos e na recomendação de conteúdos pela Universidade Renner; a ampliação das ferramentas digitais de aprendizado e interação – incluindo a digitalização completa do programa de trainees; a consolidação de novas formas de organização do trabalho; e a utilização da rede social corporativa para a realização de lives internas com os principais executivos.

O objetivo é reforçar a capacitação, o engajamento e o bem-estar das equipes, além do ambiente de colaboração entre elas. “A transformação digital está presente em todas as áreas do nosso negócio, de forma transversal, usando a tecnologia a serviço das pessoas. Na pandemia, tivemos uma rápida capacidade de reação para acelerar projetos que beneficiassem nossos colaboradores neste momento de adaptação vivido por toda a Companhia”, afirma a diretora de Gente e Desenvolvimento, Clarice Martins Costa.

No ano passado, a varejista já havia iniciado testes com home office para parte dos times administrativos, uma experiência que foi formalmente lançada no início de 2020 e ampliada a partir do distanciamento social exigido pela Covid-19. Além disso, passou a trabalhar com parte dos times em squads, ágeis na tomada de decisão, com mais experimentação e operando períodos curtos – dia após dia, semana após semana.

Também houve adaptações nos processos de incorporação e integração de novos colaboradores. O programa de trainees, existente há quase 30 anos e responsável pela formação de 77% dos gerentes e demais executivos da Lojas Renner, formou sua primeira turma online durante a pandemia. Já o processo de recrutamento passou a empregar sistemas de inteligência artificial e machine learning para tornar mais rápida e assertiva a identificação dos talentos alinhados à cultura e aos propósitos da empresa.

Mais de 100 horas de treinamento em média por ano

No início de 2020, a Companhia aperfeiçoou a sua plataforma de educação corporativa, a Universidade Renner, que existe desde 2000 no formato online. Este ano, houve a ampliação da oferta de conteúdos produzidos internamente e a introdução de uma série de conteúdos de fora da empresa. Hoje, são mais de 50 provedores externos. A universidade corporativa utiliza inteligência artificial e análise de dados para sugerir os catálogos mais adequados às competências e aos planos de crescimento individuais, funcionando como uma espécie de “Netflix da educação”.

Opções de compartilhamento de conteúdos pelos usuários, fóruns de discussão e grupos de mentoria são outros instrumentos que contribuem para o desenvolvimento por meio da Universidade Renner. Só em 2019, foram proporcionadas em média 103 horas de treinamento por colaborador, com investimentos de R﹩ 67 milhões no período.

Fomento a ideias disruptivas

No ano passado, como parte da sua jornada de transformação digital, a Lojas Renner lançou o Programa Circuito, que prevê uma agenda contínua de conexão com parceiros do ecossistema de educação e inovação, para promover trocas de conhecimento sobre novas competências e skills essenciais às carreiras do futuro, bem como projetos colaborativos que gerem valor ao setor e à sociedade.

O programa conta com 50 embaixadores na Companhia e já rende frutos. Em 2020, o Circuito propôs desafios e maratonas relacionados à estratégia do negócio. Um deles foi o Supply Challenge: projeto de mentoria que desenvolveu soluções de gestão buscando contribuir com os pequenos fornecedores da cadeia do varejo têxtil. No fim de maio, a Renner também começou a testar um programa com foco no intraempreendedorismo, que potencializa a inovação na área de desenvolvimento de produtos, o COLAB.

Os resultados de todas as ações de desenvolvimento de pessoas da Companhia ficam evidentes na pesquisa que apresenta um alto índice de engajamento dos colaboradores Lojas Renner, de 89%. Outro indicador é a participação na rede social corporativa. Desde o lançamento da plataforma, em fevereiro de 2020, o número de usuários ativos mensalmente deu um salto de 4,5 mil para 20 mil, o equivalente a mais de 80% do quadro total de pessoal.

As lives internas promovidas na rede social corporativa com os principais executivos da Lojas Renner, para atualizar as equipes sobre as principais iniciativas adotadas durante a pandemia, já alcançaram a marca de 6 mil acessos simultâneos, assim como as lives organizadas pela Universidade Renner que trazem convidados especiais para falarem sobre temas como bem-estar, liderança, inovação e resiliência, com o estímulo de que o colaborador possa também incentivar a participação de familiares.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Semana Brasil: e-commerces faturaram R$ 5,3 bilhões, aponta Social Miner

Próxima Postagem

Taxas médias de juros para famílias caem, segundo o Banco Central

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor
Inovação

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos
Economia

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Taxas médias de juros para famílias caem, segundo o Banco Central

Taxas médias de juros para famílias caem, segundo o Banco Central

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.