As lojas de brinquedos da região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, registraram filas nas portas neste sábado (10), antevéspera do Dia das Crianças, comemorado hoje (12). A expectativa de 40% dos lojistas é de um aumento de cerca de 5% nas vendas na data, apontada pelo pequeno varejo e pelo setor especializado como a segunda data mais importante do segundo semestre para o comércio.
Na última sexta-feira, a capital paulista e a Grande São Paulo avançaram à fase verde do plano de flexibilização econômica do Estado em meio à pandemia de Covid-19. Com a mudança, o período de funcionamento dos estabelecimentos foi estendido para até 12 horas, com até 60% da ocupação. Na fase anterior, a amarela, o período era de 8 horas e a capacidade máxima, de até 40%.
Bares e restaurantes seguem com a limitação de atendimento até as 22h, mas os clientes poderão permanecer nesses locais até as 23h, mas sem poderem ser servidos após às 22h. Na fase verde, no entanto, prossegue a restrição para atividades que gerem aglomeração.
Para passar para a Fase 4 – Verde, a região precisava estar há pelo menos 28 dias na Fase 3 – Amarela e também atender a critérios como baixa taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e uma menor evolução da epidemia.
Com informações da Agência Brasil.