A Black Friday é realizada na última sexta-feira de novembro (que, neste ano, cai no dia 27), mas a preparação para as compras começa muito antes. Uma pesquisa realizada no Twitter aponta que as pessoas não estão deixando para ir atrás dos produtos na última hora: comparado com anos anteriores, houve uma queda de 24% em relação a quem deixava para pesquisar ou comprar somente no dia do evento, e 66% das pessoas afirmam que procuram lojas e produtos pensando na BlackFriday com, pelo menos, uma semana de antecedência.
Com isso em mente, as marcas que têm intenção de fazer parte desta conversa precisam se preparar com antecedência, uma vez que as semanas que precedem o dia 27 de novembro são decisivas para engajar e conquistar o público.
No último ano, por exemplo, já era possível encontrar, no Twitter, conversas sobre o assunto no mês de setembro; quase 1 milhão de tweets foram publicados entre os dias 22 de setembro até 28 de novembro, sendo que 90% desses aconteceram na semana da pré-Black Friday. Em 2020, o Twitter já tem registrado picos expressivos de conversas sobre o tema, com destaques para os dias 29 de setembro, 13 e 28 de outubro, o que indica que as pessoas já estão falando sobre a data na plataforma.
Busca por opiniões e ofertas
Além disso, as pessoas vão até a plataforma para conversar sobre o que querem comprar, ouvir opiniões, pesquisar melhores ofertas e dicas, comparar e compartilhar suas experiências. Assim, é importante que as marcas entendam a necessidade da credibilidade para se destacar nas conversas e conquistar o público.
“Os dados mostram que as pessoas que estão no Twitter têm bastante interesse e engajamento com quem está falando sobre a Black Friday e o serviço aparece como um importante aliado na conquista destes consumidores”, alerta Camilla Guimarães, gerente da área de Pesquisa do Twitter Brasil.
Segundo ela, por meio da rede social é possível estabelecer conexões legítimas entre pessoas, produtores de conteúdo e até marcas, uma vez que a plataforma conta com uma audiência disposta a conhecer coisas novas, com uma mentalidade aberta a descobrir e comentar sobre tendências e movimentos.
“Trinta e seis por cento da audiência declarou que o Twitter as faz conhecer marcas, produtos ou lojas. Além disso, 32% buscam informações e sites relacionados sobre produtos e marcas que viram no Twitter; 43% procuram opiniões e recomendações sobre produtos que quer comprar; e 35% disseram que comprariam um produto com base no que viram no Twitter”, completamenta.
As marcas mais mencionados na Black Friday 2019:
• McDonald’s ( @McDonalds_BR )
• Burger King ( @BurgerKingBR )
• Nike ( @Nike )
• Nubank ( @nubank )
• Apple ( @Apple )
• Tupperware ( @tupperware )
• Dell ( @DellnoBrasil )
• Centauro ( @centauroesporte )
• Adidas ( @adidasbrasil )
• Amazon ( @amazonBR )
• Brahma ( @BrahmaCerveja )
• iFood ( @iFood )
• Magazine Luiza ( @magazineluiza )
• Samsung ( @SamsungBrasil )
• Cinemark ( @cinemarkoficial )
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