O Flynn Restaurant Group, maior franqueado de restaurantes dos Estados Unidos, fez uma proposta de stalking horse (uma espécie de alienação de bens) de US$ 816 milhões pelos ativos da NPC International, operadora de centenas de restaurantes Pizza Hut e Wendy’s nos Estados Unidos. Segundo reportagem da CNBC, a negociação daria à Flynn o controle dos 1.300 restaurantes Pizza Hut e Wendy’s.
A Flynn, que é uma empresa privada, tem cerca de US$ 2,3 bilhões em vendas anuais e opera cerca de 1.200 restaurantes Applebee’s, Panera Bread, Arby’s e Taco Bell. A operadora concordou em oferecer emprego a todos os mais de 30 mil trabalhadores da NPC. Pizza Hut e Taco Bell são propriedade da Yum Brands.
A NPC entrou com pedido de concordata nos EUA em julho. Como parte de um acordo com a Pizza Hut, cerca de 300 de seus locais de baixo desempenho serão fechados permanentemente, mas o restante de seus ativos foram colocados à venda.
Licitação de unidades
Na semana passada, a Wendy’s informou, em um documento regulatório, que estava considerando licitar os quase 400 locais da rede de hambúrgueres que eram operados pela NPC. O lance incluiria franqueados novos e existentes pré-qualificados.
Devido ao número de locais à venda, o resultado do leilão poderia ter um impacto drástico nos negócios da Pizza Hut e da Wendy’s em território americano. A Pizza Hut está no meio de uma reviravolta e disse que está procurando um novo proprietário com um “balanço saudável” e uma “estrutura de capital forte”.
Ambas as redes discutiram com a NPC sobre os termos do processo de venda, pedindo mais supervisão na seleção do próximo operador ou operadores dos locais. Uma audiência na próxima sexta-feira (13) determinará se a oferta Flynn será aprovada, e uma audiência de venda será realizada em 4 de dezembro.
Imagem: Reprodução