Uma das maiores redes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do País, a Fast Shop aposta em um novo conceito de loja para fortalecer sua estratégia omnichannel. Ancorada pelo chamado varejo phygital, que consiste na integração entre lojas físicas e canais digitais, a empresa tem investido para materializar em suas unidades toda a conectividade, interação e ultraconveniência presentes no e-commerce e que são os diferenciais da atuação da marca.
Neste movimento, a empresa reinaugurou, nesta quinta-feira (12), sua loja do Shopping Ibirapuera (SP), que foi completamente transformada para oferecer aos clientes uma nova experiência de compra, mais interativa e focada em soluções de tecnologia para cada momento da jornada diária dos consumidores.
“Nossos clientes estão cada vez mais conectados e à procura de soluções para facilitar o seu dia a dia. Incorporamos isso ao nosso novo conceito de loja, de modo que as pessoas possam experimentar todos os produtos já ambientados e, assim, ter uma sensação real de uma casa conectada, com o máximo em tecnologia e interação, e com a opção de efetivar a compra na própria loja, inclusive por autoatendimento, ou ainda pelos canais digitais”, conta Eduardo Salem, diretor-geral de Operações da Fast Shop.
Este perfil de consumidor mais conectado e digital ganhou força com a chegada do novo coronavírus, que acelerou a adoção das compras pela Internet e mudou de vez a forma como clientes e marcas interagem no universo digital. “Antes da covid-19, nossos canais digitais já respondiam por 30% de nossas vendas. Com a pandemia, essa participação aumentou significativamente e hoje já representa metade dos nossos negócios. Comparando as vendas dos canais digitais no pré-pandemia e agora, o crescimento foi superior a 300%”, acrescenta Salem.
O executivo destaca ainda que, na Fast Shop, os clientes já podem adquirir seus produtos pelos canais digitais com o suporte em tempo real de vendedores especializados que trabalham nas lojas físicas e estão preparados para prestar consultoria e oferecer soluções completas e personalizadas de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Outro pilar da estratégia da Fast Shop é a ultraconveniência, que é um dos diferenciais da marca e ganhou ainda mais força no período de pandemia. Esse conceito se reflete principalmente no amplo portfólio de serviços oferecidos pela rede, com destaque para as opções de entrega rápida.
Um exemplo é a entrega “Ultra Fast”, na qual o produto chega na casa do cliente em até duas horas (de segunda a sexta-feira, em horário comercial) após a aprovação do pagamento. Para aumentar a abrangência desse serviço, a Fast Shop firmou recentemente uma parceria inédita com a Uber. Dessa forma, além de itens de pequeno porte, como celulares e acessórios, agora já é possível escolher a modalidade Ultra Fast para a compra de televisores e computadores, algo inédito no varejo brasileiro.
Em sintonia com a jornada diária do consumidor
Com projeto arquitetônico assinado pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma – responsável por obras icônicas como o Estádio Olímpico de Tóquio e a Japan House -, a nova loja-conceito da Fast Shop no Shopping Ibirapuera conta com uma comunicação visual mais inovadora, que, ao invés das tradicionais vitrines de exposição para produtos, incorpora tecnologias de projeção mapeada, reforçando ainda mais a integração entre online e offline.
Com 960m², o espaço traz como inspiração os momentos que compõem o cotidiano das pessoas, representados por 18 ambientes diferentes e interconectados, com produtos 100% interativos e funcionais. Não se trata de uma divisão convencional por cômodos, mas sim de uma jornada especialmente criada com base em experiências e necessidades específicas do dia a dia, que fazem com que os clientes se sintam ainda mais acolhidos: Café da Manhã Saudável, Conforto e Segurança para as Crianças, Seu Amigo Pet, Escritório Inteligente, Casa Limpa Inteligente, Cozinhar com a Família e os Amigos, Conectividade, Celular Pronto, entre outros.
Durante a experiência de compra na loja, os consumidores podem, por exemplo, ligar uma cafeteira por comando de voz, iniciar a máquina de lavar durante o trabalho no home office, preparar a sala ideal para um cinema em casa com ambiente à meia luz, acionar a TV já conectada no streaming preferido e com a pipoqueira funcionando ao lado, entre outras situações.
O conceito phygital pode ser vivenciado na nova unidade por meio da integração entre os produtos expostos e os conteúdos digitais produzidos pela rede de varejo premium. Em todos os ambientes, os clientes conseguem acessar, por meio de QR Code, vídeos com dicas de uso e informações técnicas, reforçando assim o propósito da empresa de cuidar dos clientes durante toda a jornada do dia a dia.
A Fast Shop oferece ainda a modalidade Scan, Pay & Go, na qual o cliente pode selecionar o produto desejado na loja e, por meio de QR Code, realizar o pagamento e a finalização da compra pelo celular de forma independente, bastando então dirigir-se ao balcão para a retirada da mercadoria. Além disso, cinco telas interativas possibilitam que os consumidores tenham acesso ao marketplace completo da rede e a vídeos e informações técnicas sobre os produtos em exposição.
Foto: divulgação