O grupo sueco Ikea, líder mundial em móveis domésticos, tem se aventurado em áreas novas com o objetivo de promover a economia circular. Entre elas, estão a venda de produtos usados (a primeira loja foi aberta em Eskilstuna, na Suécia), o aluguel de móveis e a preferência pela produção local de alimentos (para os restaurantes que ficam dentro das unidades).
As novas apostas, afirma Pia Heidenmark Cook, diretora de sustentabilidade do Ingka Group, que controla a Ikea, se tornaram inevitáveis diante das mudandas dos hábitos dos consumidores, em especial neste ano de 2020. Ela concedeu entrevista exclusiva ao portal Global Retail News. Confira, abaixo, um resumo da entrevista.
Global Retail News: Com a crise da Covid-19, o desenvolvimento sustentável se tornou inevitável. Isso implica que seu modelo de negócios está sendo questionado?
Pia Heidenmark Cook: A nossa visão da Ikea é “criar uma vida cotidiana melhor para muitas pessoas”. Este conceito é parte integrante de nossa herança e inspira nosso futuro. Vemos que os hábitos de consumo e estilos de vida estão mudando rapidamente como resultado da demografia, novas necessidades de acessibilidade, conveniência, digitalização e uma crescente consciência das questões sociais e ambientais. Para nos adaptarmos aos nossos clientes, estamos liderando uma profunda transformação do negócio para se tornar realmente mais acessível, acessível e sustentável. A Ikea estabeleceu a meta de se tornar uma empresa com um impacto positivo no planeta até 2030. Isso nos obrigará a redesenhar nossos negócios em várias áreas e, em alguns casos, desafiar o status quo. Na Ikea, acreditamos que esta mudança para a preservação do planeta faz sentido para os negócios. É um novo imperativo que todas as empresas devem considerar se quiserem sobreviver no longo prazo.
GRN: Como você mede as expectativas reais dos consumidores?
Pia: Além de ouvir nosso atendimento, realizamos pesquisas interna e externamente. Graças à nossa pesquisa, sabemos que a crise climática parece complexa e distante da vida cotidiana. De acordo com uma pesquisa que fizemos junto com a consultoria global de insights e estratégia GlobeScan com 14 mil pessoas em 14 mercados em 2018, 75% dos clientes da Ikea estavam preocupados com o aquecimento global, mas apenas 3% foram capazes de citar soluções concretas para lidar com essa questão. Em 2019, pesquisamos 31.428 pessoas em 30 países, e 87% dos consumidores disseram estar prontos para agir contra as mudanças climáticas, mas 37% não sabiam como podiam contribuir como indivíduos. De forma mais geral, estamos atentos às expectativas dos clientes diariamente em nossas lojas, principalmente na de Greenwich, em Londres, que possui um “Laboratório de Aprendizado”. Ouvir os clientes nos mostra que os consumidores não querem desperdiçar. Eles querem fazer a coisa certa. E é difícil, para eles, jogarem produtos fora.
GRN: Como você se comunica sobre sustentabilidade?
Pia: Os consumidores estão pedindo nossa ajuda. Eles procuram marcas que ofereçam soluções simples a preços acessíveis. Toda a gama Ikea foi concebida a partir do que chamamos de “design democrático”. A sustentabilidade é um dos nossos cinco critérios de seleção (os outros são qualidade, forma, função e preço). Todos os nossos produtos são desenvolvidos com a sustentabilidade em mente. Na nossa comunicação, damos exemplos a seguir, destacamos as soluções certas, tanto para a casa quanto para o planeta. Os nossos funcionários optam por trabalhar na Ikea devido ao nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão. Cerca de 80% dos nossos funcionários acreditam que contribuem ativamente para o compromisso da Ikea com os consumidores e com o planeta. E nove em cada dez acreditam que dão uma contribuição significativa para esse objetivo por meio de seu trabalho.
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