A retomada do maior movimento nas lojas físicas e o crescimento das vendas digitais marcaram o terceiro trimestre do Grupo Dimed, dono da rede de farmácias Panvel, da distribuidora Dimed e do Laboratório Lifar.
De julho a setembro, as vendas pelo site, pelo aplicativo e pelo Alô Panvel ampliaram a sua participação para 17,6% no faturamento da rede, com crescimento de 74,3% sobre o terceiro trimestre de 2019, mantendo a tendência como uma opção de compra ainda mais fortalecida por conta da pandemia de Covid-19.
A operação de varejo obteve o faturamento de R$ 666,9 milhões, o que representou um crescimento de 3,7% no trimestre. A evolução chega a 9,7% excluindo da base as lojas de shopping centers. Ao longo desse período, as operações da Panvel ainda foram negativamente impactadas pelas restrições de acesso e de horários em lojas dentro de shopping centers. São 46 lojas nesta categoria, que representam aproximadamente 10% da base total.
O Ebitda ajustado do período atingiu R$ 32,3 milhões, o equivalente a 4,4% da receita bruta, um acréscimo de 67,7% (1,5 p.p.) sobre o segundo trimestre de 2020. O Lucro Líquido Ajustado foi de R$ 19,8 milhões, equivalente a 2,7% da Receita Bruta, corroborando a tendência de recuperação, com um crescimento de 180,9% (1,6 p.p) sobre o segundo trimestre. A companhia manteve uma posição de caixa confortável, com R$ 277,2 milhões, tendo gerado um fluxo de caixa livre de R$ 38,9 milhões, um aumento de 89,3% sobre o terceiro trimestre de 2019.
O período também foi marcado pela retomada do plano de expansão da Panvel. Foram abertas 11 lojas no período, e iniciada a operação de um novo formato de loja voltado para a classe média expandida. São lojas com uma comunicação visual mais chamativa e sinalização de preços mais intensificada. A estimativa é encerrar o ano com a abertura de um total de 45 novas lojas, número recorde na história da Panvel.
Para dar suporte ao seu plano de expansão, o grupo está finalizando a montagem de um novo Centro de Distribuição em São José dos Pinhais, no Paraná, com previsão de início de operação para janeiro de 2021. No começo do mês, a companhia inaugurou um mini CD na capital paulista, que será mais uma alavanca para o crescimento da operação digital na região.
Imagem: Reprodução