Morreu neste sábado (28), aos 46 anos de idade, o empresário americano Tony Hsieh, ex-CEO e um dos fundadores da Zappos. Filho de imigrantes taiwaneses, ele foi um dos maiores visionários do e-commerce mundial. Hsieh morreu em decorrência das queimaduras e da inalação de fumaça após um incêndio ter atingido a casa de sua família nove dias antes.
“O mundo perdeu um tremendo visionário e um incrível ser humano. (…) Nós vamos honrar sua memória continuando a nos dedicar ao trabalho pelo qual ele era tão apaixonado”, publicou a empresa no Instagram. Hsieh se aposentou da Zappos em agosto de 2020, depois de duas décadas no comando.
Idealizada por Nick Swinmurn em 1999, a varejista online de calçados Zappos foi lançada após um aporte de US$ 2 milhões feito pela empresa de venture capital Venture Frogs, de Tony Hsieh e Alfred Lin. Hsieh se tornou o CEO e foi o maior mentor da companhia.
Ao longo dos anos à frente da Zappos, e sem referências anteriores, ele aprendeu como fazer os clientes se sentirem confortáveis e seguros ao fazer compras de sapatos online, apostando em estratégias como frete e devoluções grátis.
Hsieh escreveu o best-seller “Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose”, publicado em português com o título “Satisfação garantida”. Nele, ele destaca os pontos que levaram ao sucesso da Zappos e fala sobre a cultura criada dentro da empresa, que sempre foi focada no atendimento ao consumidor.
Em 2009, Hsieh vendeu sua participação na empresa para a Amazon por US$ 1,2 bilhão, mas seguiu à frente do negócio até a aposentadoria. Antes da Zappos, o empresário tinha criado a LinkExchange, que foi vendida para a Microsoft quando ele tinha apenas 24 anos. Após se formar na Universidade Harvard, em 1999, ele montou a Venture Frog, que se juntaria, mais tarde, à construção da Zappos.
Imagem: Divulgação