Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Assista: Transparência nos preços muda o mercado e o varejo

Redação de Redação
21 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

– O tema tem sido recorrente, porém, à medida em que a prática de transparência nos preços se expande o desenho do futuro do varejo se modifica.

Por transparência nos preços entende-se todo o processo iniciado pela atuação dos “pure players” no comércio eletrônico de viabilizar a comparação direta dos preços oferecidos com aqueles praticados no mercado, incluindo os concorrentes diretos.

O que foi algo desenvolvido como um instrumento de acesso à informação e em muitos casos se transformou em negócio ou empresa, hoje é um aplicativo disponível para ser usado no próprio processo de compra ou como mais um instrumento na evolução do empoderamento do consumidor.

As consequências desse processo são dramáticas, pois leva a um acirramento da concorrência sem precedentes e a uma pressão sobre a rentabilidade que é a principal razão pelo fato de que as empresas que atuam no comércio eletrônico têm enorme dificuldade em melhorar sua rentabilidade e até mesmo líderes globais, como Amazon, apesar de seu volume de transações e faturamento, continuem com prejuízo.

O desempenho da maioria das empresas ou unidades de e-commerce no varejo brasileiro, com raras exceções, também é a constatação de que esse processo transforma o varejo, e não necessariamente para melhor, em termos de desempenho e rentabilidade.

O que era uma estratégia de rápido ganho de participação de mercado em faturamento está se transformando num instrumento de seleção natural da espécie com desaparecimento de empresas e negócios e precipitando um completo e profundo redesenho do setor.

E o processo poderá ser ainda mais agudo à medida que se leve para as lojas físicas o ambiente digital, com o oferecimento das mesmas alternativas por imposição do consumidor, disseminando a prática e tornando-a a forma habitual e básica do novo varejo.

Se nas lojas físicas sempre existe a possibilidade maior de agregar outros elementos envolvendo experiências, serviços, educação, relacionamento e outros, viabilizando a prática de preços com melhor rentabilidade, no ambiente digital essas alternativas são menos usuais, o que faz aumentar a pressão sobre a rentabilidade.

Esta é uma razão pela qual a própria Amazon passou a oferecer serviços pessoais e domiciliares como forma de buscar um mix de oferta que seja menos diretamente comparável e possa permitir uma melhoria de rentabilidade e isso será cada vez mais presente como forma de buscar diferenciação no ambiente digital sem o que ficarão poucos e altamente competitivos players nesse mercado.

Mas o avanço do empoderamento do consumidor e diferentes estratégias de preços já vêm há muito tempo impactando modelos de negócio e desempenho de diversos setores.

O outro vetor da mesma equação é a gestão dinâmica de preços como uma estratégia iniciada pelas companhias aéreas que faz com que num mesmo voo existam muitos preços diferentes sendo pagos pelo mesmo serviço com sutis diferenças, quando existem.

Dentro de uma mesma classe de serviço, primeira, business ou turística, mas especialmente nessa última, o prazo da compra, a posição do assento, a fila na aeronave, os programas de milhagem, as promoções e muitos outros fatores são elementos dessa equação.

Todos esses aspectos e muitos outros compõem o Yeld Management ou Revenue Management, modelo de gestão de preços apoiado num conjunto de técnicas estatísticas e matemáticas que levam em consideração comportamento de compras, previsão, antecedência, demanda e outros elementos em busca da maximização do retorno para a empresa que vende o produto ou presta o serviço.

No extremo, essas práticas simplesmente tentam administrar a equação de oferta e demanda buscando melhorar a rentabilidade do negócio, dispondo para isso instrumentos e tecnologia cada vez mais avançados e, supostamente, mais inteligentes em benefício da empresa.

Na realidade, o uso que tem sido feito desses instrumentos tecnológicos em primeiro lugar cria muito complexidade na operação em maior escala do varejo e cria um ambiente irreversivelmente mais competitive, na tentativa de equilibrar a estratégia de transparência dos preços.

Quando o resultado de todas essas técnicas, práticas e tecnologia é disponibilizado em tempo real ao alcance de um click do consumidor, permitindo que ele compare o que é oferecido por diferentes opções, nesse ambiente de transparência no preços que se dissemina no mercado, de fato estamos vivenciando o início de uma nova e desafiante era para o varejo global.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Fatores que impactam o desempenho do varejo brasileiro

Próxima Postagem

Foco e simplicidade – ser simples não é fácil!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Foco e simplicidade - ser simples não é fácil!

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.