Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foco e simplicidade – ser simples não é fácil!

Redação de Redação
22 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Jéssica Costa*

– “Simple is beautiful”: essa tem sido a nossa “religião” desde a fundação da empresa. E a cada reunião, a cada trabalho, a cada projeto percebemos o quanto isto é difícil de ser praticado nas organizações.

No último sábado (19), Marcos Jank publicou um artigo na Folha de S. Paulo, destacando a importância da simplicidade nas regras e leis de Cingapura, que completou 50 anos em agosto de 2015.

Inevitável não fazer um paralelo com as nossas organizações. Diariamente, visitamos empresas e nos deparamos com burocracias que já não fazem mais sentido, que não se justificam nem financeiramente e nem qualitativamente, por terem sido criadas em momentos em que não havia tecnologia para suportar o processo. Mas, porque “sempre fizemos assim” e por não termos a disciplina de revisitar “o que sempre fizemos assim”, acabamos tornando tudo mais complexo do que precisaria e consequentemente mais demorado e mais caro. Não há dúvida de que as consequências desse “modus operandi” podem colocar as empresas fora de patamares competitivos.

Em um momento onde as organizações precisam se reinventar para manter a sua existência, a simplicidade e a leveza na gestão fazem a diferença de forma surpreendente. Criticamos a complexidade das regras fiscais e trabalhistas, mas criamos regras tão complexas dentro das nossas organizações que as equipes também não conseguem cumpri-las e seu gerenciamento fica mais caro do que tratar a exceção.
E ser simples não é fácil!

Semana passada, na conclusão e entrega de um trabalho de Orçamento Base Zero, o CEO de uma grande rede nos disse: “O benefício da crise é que ela faz com que a gente comece a olhar as coisas no detalhe”. Esta frase foi muito significativa para nós, porque nos deu a certeza de ter cumprido uma missão. Com o olhar em cada detalhe da sua operação identificamos oportunidades de economia na ordem de 23% em seu orçamento de despesas. Tudo isso buscando o simples e o foco no core business do negócio. Entender claramente e ter transparência na missão da empresa, do porquê de sua existência e identificar onde as coisas deixaram de ser feitas de forma simples, onde a cultura da empresa absorveu ineficiência e consequentemente se tornou pesada, lenta, burocrática e cara.

Se o desafio atual é a manutenção, essencialmente da existência, mas naturalmente com bom desempenho e rentabilidade, as empresas precisam se conhecer detalhadamente, operar com leveza e agilidade, eliminar as burocracias, ter a eficiência em seu DNA e acima de tudo, ter colaboradores que atuem como “Donos da Empresa”. Como já dizia Steve Jobs: “foco e simplicidade são os meus mantras. O simples pode ser bem mais difícil de fazer do que o complexo”.

*Jéssica Costa ([email protected]) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

Postagem anterior

Assista: Transparência nos preços muda o mercado e o varejo

Próxima Postagem

NRF Retail’s Big Show – o evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

NRF Retail’s Big Show – o evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.