Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Black Christmas: esse ano o Natal nos shoppings vai cair em novembro

Redação de Redação
24 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

– O IBGE divulgou na semana passada (16/9) sua Pesquisa Mensal do Comércio, com os dados relativos ao desempenho do varejo nacional no mês de julho. Como já se previa, os resultados foram ruins – as vendas reais recuaram 3,5% em comparação com o ano passado. No acumulado de 2015 a queda é de 2,4%. A retração nos primeiros sete meses do ano chega a ser maior em setores como vestuário e calçados (-5,5%) e móveis e eletrodomésticos (-11,5%), ambos segmentos com forte presença em shopping centers. Infelizmente, isso nem é o fundo do poço ainda. Prova disso é que os primeiros números de agosto são ainda piores.

Os consumidores têm reagido às turbulências da maneira esperada: diminuindo visitas a lojas, reduzindo o valor gasto em cada uma, dando preferência a produtos com melhor relação custo-benefício, caçando ofertas. Esse comportamento deve estender-se por um bom tempo e é possível mesmo que seja em parte incorporado à normalidade dos brasileiros.

Por tudo isso, é bem provável que a data do Natal esse ano seja alterada – ao menos do ponto de vista do varejo. Temos dito aos nossos clientes que se preparem para o deslocamento do Natal do dia 25 de dezembro para o dia 27 de novembro. Por quê 27 de novembro? Por causa do Black Friday, é claro.

Ao longo dos últimos anos, tem sido evidente a antecipação de compras pelo consumidor brasileiro, por conta das promoções oferecidas pela Sexta-Feira Negra. Números apresentados pela Cielo durante o último Fórum de Varejo da América Latina, evento promovido pelo Grupo GS&, ao qual somos associados, mostraram que em 2013 o faturamento total do varejo cresceu 13% na comparação com 2012. No entanto, o período do Natal registrou elevação de apenas 9% – abaixo da média, portanto. A causa? O Black Friday, que apresentou impressionante elevação de vendas de 43%. Em 2014 o fenômeno se repetiu: o faturamento total subiu 11% ante 2013, as vendas do Natal cresceram somente 8% e as do Black Friday saltaram 24%, mesmo diante de uma base de comparação bem forte.

Se o Black Friday já vinha crescendo antes, imagine como será agora que o consumidor anda mais sensível ainda a preços baixos e barganhas. Não é nada difícil antever que, diante da oportunidade de comprar os presentes de Natal por preços mais em conta, o brasileiro deve aderir em massa às promoções do dia 27 de novembro.

Isso não é bom nem ruim para os shopping centers. É simplesmente a nova regra. Não há saída que não seja engajar lojistas, vestir o mall e comunicar fortemente a data promocional. As campanhas de Natal e os tradicionais sorteios deveriam começar no dia 1 de dezembro, para fortalecer o estímulo de compra nas semanas que antecedem o 24 de dezembro.

Quem viver, verá.

*Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Pesquisa inédita revela em detalhes a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte I

Próxima Postagem

Lojas de proximidade: a bola da vez

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

Lojas de proximidade: a bola da vez

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.