O governo do Estado de São Paulo deve anunciar, nesta segunda-feira (7), o plano de vacinação da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A previsão é a de que ela comece a ser aplicada já em janeiro de 2021, antes de outros Estados do País.
A vacina ainda está na terceira fase de teste, mas, para que seja aplicada, precisa, ainda, ter a eficácia comprovada e a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A CoronaVac ainda não foi incluída no plano do Ministério da Saúde.
Por outro lado, o Ministério da Saúde criou um comitê técnico para acompanhar as ações de pesquisa, desenvolvimento, produção, contratualização, transferência e incorporação tecnológica da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca.
A portaria que prevê a criação desse comitê técnico foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo ela, o comitê enviará relatórios quinzenais sobre o acompanhamento dessas ações.
O comitê técnico terá a duração de até 180 dias, contados a partir desta segunda (7), data em que a portaria foi publicada, podendo ser prorrogado por igual período. Por meio de sua coordenação, o comitê poderá convidar agentes públicos, especialistas e pesquisadores de instituições públicas e privadas para participar de suas reuniões.
Com informações da Agência Brasil
Imagem: Bigstock