Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Lojas do futuro sabem tudo do cliente e oferecem autonomia e experiências únicas

Aiana Freitas de Aiana Freitas
11 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Live shopping da Amazon no Valentine's Day

Live shopping da Amazon no Valentine's Day

É inegável que a pandemia de Covid-19 acelerou tendências em todas as áreas. As escolas passaram a operar sem salas de aula; as empresas, sem escritórios; o varejo, sem lojas. As tendências que viraram prática da noite para o dia no consumo foram tema da apresentação do consultor Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, no webinar “Retail Trends Pré-NRF O melhor da NRF 2021 Chapter 1”, transmitido pelo portal Mercado&Consumo.

Uma dessas promessas já cumpridas foi a desmaterialização da economia, diz Marinho. Ela já vinha sendo percebida, ainda que de forma mais lenta, antes de se ouvir falar do novo coronavírus. “Em 2019, a indústria fonográfica mundial cresceu 8,2% em receitas e, pela primeira vez na História, a maior parte dessas receitas, ou 56% delas, veio de serviços de streaming”, exemplifica. “As pessoas não pararam de gastar dinheiro com exercícios ou com música, mas estão fazendo isso de maneira diferente e obrigando o varejo e a indústria a se adaptar a novas realidades.”

A fronteira entre o online e o offline ficou ainda menor quando as lojas tiveram de, obrigatoriamente, fechar as portas. Ele destaca a grande adesão ao conceito de live commerce, estratégia de vendas e divulgação de produtos e serviços realizada no ambiente online. A Amazon, por exemplo, fez uma espécie de “mesa-redonda” com influenciadores no Valentine’s Day, o Dia dos Namorados americano.

Luiz Alberto Marinho citou, ainda, a tendência cada vez mais forte de as empresas conhecerem a fundo seus clientes. Ele citou o exemplo da Amazon Go, que tem câmeras e sensores que capturam e interpretam o comportamento dos clientes dentro das lojas, nas quais o consumidor faz tudo sozinho, da escolha do produto ao pagamento. Outro caso é o da loja inteligente do Walmart, completamente monitorada por câmeras – o objetivo, mais uma vez, é entender o comportamento do consumidor.

Além disso, as experiências continuam sendo muito valorizadas pelos consumidores. Marinho citou o exemplo da Drum Labs, de Londres, no Reino Unido, que, muito mais do que loja de instrumentos, é um local de encontro, reuniões e apresentações, e da nova loja-conceito da Lululemon em Chicago, que tem sala para ioga, vestiário e restaurante com produtos saudáveis. “Nós não estamos diante de inovações incrementais, mas de inovações radicais”, sentencia o especialista.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Concentração no varejo aumentou e vai aumentar mais

Próxima Postagem

Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

Com otimismo, Estados Unidos esperam crescimento de 4,2% no PIB em 2021

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.