Muita coisa mudou em um período curto de tempo desde o início de 2020. As interrupções causadas pela pandemia de Covid-19 continuam a moldar um novo contrato social com os cidadãos em todo o mundo. Este e outros pontos fazem parte da pesquisa “Tomorrow’s Consumer: O Consumidor Global do Amanhã”, realizada pela Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, e que terá um painel dedicado ao tema durante a NRF 2021, na próxima quarta-feira (13).
A pesquisa traz os resultados de um novo estudo global com mais de 500 variáveis mapeadas em 17 países, examinando caminhos culturais e comportamentais que impactam a sociedade, negócios e estratégia de varejo. A reação humana à incerteza, mudanças no estilo de vida, aprendizados com a pandemia e como os consumidores imaginam suas vidas nos próximos cinco ou dez anos estão entre os tópicos abordados. Da habitação e composição familiar à saúde e bem-estar, passando por sustentabilidade, mobilidade urbana, viagens, trabalho, educação e muito mais.
Segundo Karen Cavalcanti, uma das sócias da Mosaiclab, o consumidor não pode ser mais entendido apenas como alguém que compra um produto ou serviço. A era é do consumidor positivo, mais engajado com propósitos e ideias relevantes. “Ele é muito mais hiper conectado, experiencial, opinativo, imediatista e tem uma jornada de compra nada linear, o que não facilita nada no mundo dos negócios”, comentou.
Uma das tendências identificadas pela pesquisa é chamada de Pandemic Fear. “As pessoas têm medo de qualquer coisa, medo de pegar outras doenças”, explicou Karen, acrescentando que a pandemia acelerou mudanças nos campos humano, tecnológico e econômico. “E isso muda a forma como as pessoas vão agir, a forma de consumo.”
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