Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vendem-se experiências – tratar no shopping mais próximo de você

Redação de Redação
23 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos
Shot of male university students sitting and talking before class

Shot of male university students sitting and talking before class

Por Luiz Alberto Marinho*

Em tempos de crise, torna-se ainda mais importante compreender como os brasileiros andam gastando seu rico dinheirinho. Neste sentido, não há nada mais confiável do que os dados fornecidos pela Cielo, com base em transações capturadas pelas máquinas espalhadas em mais de 1,6 milhão de pontos de venda em todo o País.

Pois bem, segundo a Cielo, no primeiro semestre de 2015 os consumidores de baixa renda dividiram seus recursos quase que igualmente entre o varejo de bens duráveis e semi-duráveis (vestuário, móveis, eletrodomésticos, lojas de departamento) e o de não duráveis (drogarias, super e hipermercados, postos de combustível). O que sobrou (20%) foi destinado a serviços. Nas famílias de média renda, duráveis e semi-duráveis responderam por 42% do orçamento e não duráveis por 36%, cabendo aos serviços 23% do dinheiro disponível.

Os consumidores de alta renda, no entanto, gastaram de forma diferente. Neste grupo, o consumo de duráveis e semi-duráveis respondeu por 37% da renda familiar, não duráveis ficaram com 33% e os serviços com 30%. Como é possível perceber, o gasto com serviços é bem maior entre os mais ricos, com destaque para restaurantes – 35% do total gasto em serviços foram para alimentação fora do lar.

Estudos recentes explicam porque despesas com serviços crescem mais velozmente do que a compra de produtos, em especial entre os consumidores de melhor poder aquisitivo. Trabalhos como o do professor Thomas Gilovich, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostram que a satisfação pela compra de produtos caros reduz-se rapidamente, no mesmo ritmo com que as pessoas adaptam-se à vida com a nova aquisição, seja ela um carro, computador ou TV de alta definição. Por outro lado, experiências, tais como assistir a um bom filme, comer fora com amigos, ver uma exposição, ir a um show, viajar ou aprender algo novo, essas tendem a gerar lembranças positivas mais duradouras.

Outros fatores também trabalham a favor das experiências, em detrimento dos produtos. Um deles é a dificuldade de comparar experiências. Pense só – você pode até achar que o seu celular é inferior ao do seu colega de trabalho, em função do preço e das características de cada aparelho. Mas comparar um jantar que você teve com amigos com o jantar dos outros é mais difícil – a comida pode ser equivalente, mas o ambiente e o prazer de conviver com as demais pessoas é único. Além do mais, as experiências proporcionam sensações de prazer e aprendizado muitas vezes superiores às provocadas por bens físicos.

Por tudo isso, os shopping centers, especialmente os dirigidos aos clientes de alta renda, deveriam ampliar a oferta de experiências. O desafio será construir um modelo de negócios rentável, construído sobre uma base de experiências relevantes e valiosas o suficiente para que as pessoas paguem por elas, assim como já fazem com jantares, sessões de cinema ou peças de teatro. Considerando que alguns segmentos com alta representatividade nos shoppings, como os de vestuário, calçados, móveis e eletrodomésticos, estão há tempos com vendas em queda, será preciso repensar o tenant mix. E, seguramente, as experiências e serviços ocuparão um espaço maior neste novo cenário.

*Luiz Alberto Marinho ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda

Próxima Postagem

Os millennials querem marcas com propósito

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

Os millennials querem marcas com propósito

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.