Além da tragédia causada pela pandemia de Covid-19, 2020 deixou muitas marcas na economia mundial. O impacto foi forte no setor de varejo, que se viu, da noite para o dia, tendo de criar formas de vender enquanto as portas estavam fechadas e mesmo depois, diante da contínua necessidade de distanciamento social. Dentre todas as mudanças que ocorreram, quais serão permanentes e quais ficarão apenas na memória?
Um time que reúne alguns dos maiores especialistas em consumo do mundo vai debater o tema nesta quinta-feira (28) no “Retail Trends – Estratégias vencedoras para 2021”, a partir das 15h. Nesta edição, o evento, promovido pela Gouvêa Experience, traz consultores nacionais e estrangeiros, além de grandes executivos do varejo (clique aqui para se inscrever gratuitamente).
O webinar terá início com a apresentação “Perspectivas do consumo e dos setores de varejo no pós-pandemia”, de Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem. Em seguida, Piers Fawkes, fundador e presidente da consultoria americana PSFK, falará sobre um estudo lançado recentemente sobre o futuro do varejo no painel “O varejo resiliente”
Estratégias para crescer e sustentabilidade
Ainda durante a tarde, Beth Furtado, CSO da Gouvêa Experience; Guilherme Baldacci, sócio-diretor da Friedman; Alexandre Machado, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, e Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, vão debater “Estratégias para 2021”. “O varejo & marcas sustentáveis – Como ser relevante e eficiente ao longo do tempo” será o tema de Magda Espuga, CEO da consultoria Kiss Retail, da Espanha.
A ida para a indústria para o varejo e a omnicanalidade, tendências que vêm sendo observadas em vários segmentos, serão exemplificadas na apresentação do case da marca de chocolates Kit Kat, que aposta em conceitos inovadores tanto nas lojas e quiosques físicos quanto na loja online.
Os principais aprendizados do chamado “Capítulo 1” do Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo promovido pela National Retail Federation (neste ano de forma totalmente virtual) serão destacados por Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls e Aiana Freitas, editora-chefe do portal Mercado&Consumo, no painel “Highlights NRF 2021 – Chapter 1”.
O “Retail Trends” desta quinta vai terminar com um debate entre Sergio Boriello, CEO da Pernambucanas, Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil, e Fabia Miranda, gerente de Gente e Cultura da rede Supermercado Nordestão. A mediação será de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem.
Todos os inscritos no evento terão acesso gratuito ao e-book “O mercado, o consumo e o varejo pós-pandemia” uma produção da Mercado&Consumo que reúne artigos inéditos de especialistas em consumo do Brasil. Lançado em 25 de janeiro, o e-book já está entre os lançamentos mais baixados na Amazon e custa, fora da ação promocional, R$ 26,80.
Imagem: Bigstock