Após lançamento da rede de franquias Omo Lavanderia no ano passado, a marca está investindo em novos formatos e serviços e ampliando os planos de expansão. Uma das novas iniciativas é uma franquia em formato self-service, cuja primeira unidade será aberta no Rio de Janeiro.
“Enxergamos uma tendência de consumo mais focada no uso do que na posse material, visto que há, cada vez mais, o crescimento massivo de ambientes colaborativos e compartilhados. Por isso, investimos no modelo de loja self-service, muito comum no exterior, que oferece os benefícios de uma lavanderia profissional, unindo praticidade e versatilidade para o cliente que deseja realizar o serviço sozinho, por um preço mais acessível comparado ao das lavanderias tradicionais”, afirma o diretor de Omo Lavanderias, Teo Figueiredo.
A loja, localizada no bairro de Copacabana, na zona sul da capital fluminense, será equipada com máquinas tecnológicas e produtos profissionais, desenvolvidos exclusivamente para esse tipo de lavanderia. Os clientes vão contar com um serviço 100% automatizado, que permite a lavagem completa e a secagem a partir de 75 minutos.
“O autosserviço para lavagem das roupas coincide com a mudança de comportamento do consumidor, porque alguns moram em espaços reduzidos, compactados e não possuem uma área de serviços. Outros porque não gostam de perder tempo com isso, e podem lavar e secar a roupa em um lugar agradável, rápido e sem gastar muito”, diz Leonardo Miglesias, empreendedor que está à frente da primeira Omo Lavanderia Self-Service. Na loja em Copacabana, o cliente terá acesso a wifi e ambiente de espera à disposição.
Gerenciamento à distância
Miglesias possui experiência no gerenciamento de lavanderias, tendo começado a carreira aos 16 anos trabalhando no estabelecimento de seu pai, e conta que esses anos foram fundamentais para tomar essa decisão de investimento.
Para ele, do ponto de vista de negócios, o novo modelo é atraente para novos investidores, porque permite a gestão da operação de forma remota, com a possibilidade inclusive de acompanhar o desempenho das máquinas e verificar a necessidade de manutenção também de forma remota.
“É um negócio que posso gerenciar à distância, o que confere mais liberdade no meu trabalho, facilitando inclusive a ampliação do negócio. Minha expectativa ao longo prazo é liderar mais lavanderias Omo Self-Service no Rio de Janeiro”, conclui.
Uma unidade do novo modelo custa a partir de R$ 148 mil. As unidades no formato self-service contam, ainda, com orientações para uso das máquinas, leitura das etiquetas das roupas e produtos para lavagem das peças.
Imagem: Divulgação