Uma nova frota de veículos elétricos começou a circular em Portugal para realizar entregas de encomendas da Ikea. O teste foi implementado na área da Grande Lisboa e o objetivo da empresa é alcançar 20% das entregas no país por esse meio até agosto de 2021.
A gigante sueca de móveis está focada em tornar as suas operações mais sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeitos de estufa. A meta é tornar os seus serviços de entregas 100% elétricos nos 30 mercados em que atua até 2025.
O projeto da Ikea Portugal é realizado em parceria com a TNB e conta, na fase inicial, com quatro veículos. “Para nós, trata-se de equilibrar o nosso crescimento econômico com o impacto positivo no Planeta e nas pessoas. É por isso que estamos muito satisfeitos por iniciar o nosso caminho rumo a este grande objetivo, contribuindo combater a alterações climáticas e proporcionar um mundo e um futuro melhores, mais verdes e mais justos. Queremos continuar a trabalhar diariamente para repensar e inspirar mudanças no estilo de vida e no consumo, além de adotar novas formas de trabalho e de oferta de serviços mais sustentáveis”, afirma a responsável pela área de Sustentabilidade da Ikea Portugal, Ana Barbosa.
A TNB é parceira da Ikea desde 2007 nos serviços de entrega. “O projeto que iniciamos agora com é muito ambicioso e inovador. A TNB tem investido fortemente na forma mais sustentável de fazer os produtos chegarem às casas dos consumidores. Ao implementar este projeto com a Ikea, acreditamos que estamos contribuindo para um Planeta mais sustentável e positivo”, diz o CEO da TNB, Frederico Beck.
A Ikea realiza 50 milhões de entregas por ano globalmente, sendo 175 mil em Portugal. As restrições de circulação derivadas da pandemia de Covid-19 aceleraram o crescimento do e-commerce e a necessidade de realizar entregas em domicílio cresce cada vez mais.
No ano fiscal de 2020, 9,6% das entregas globais do Grupo Ingka, ao qual pertence a Ikea, foram realizadas por veículos elétricos e com emissões zero.
Imagem: Divulgação