A C&A Brasil está testando uma nova forma de entrega de pedidos online, feita por meio de bicicletas e patinetes elétricos. O projeto-piloto ocorre no entorno da loja no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ), e é realizado em parceria com a Arpyia, empresa que faz a gestão operacional da C&A e a BDOO, consultoria focada em inovações de mobilidade.
Com a iniciativa, a empresa acrescenta mais opções de modais de transporte para a operação de ship from store, que utiliza o estoque da loja para a entrega de compras realizadas no e-commerce da marca via site e aplicativo.
Inicialmente, de 10 a 20 bicicletas e patinetes estão a postos para realizar até 600 entregas por dia. O piloto é realizado considerando um um raio de entregas de até dois quilômetros, abrangendo os bairros ao entorno da unidade C&A Shopping Rio Sul, como por exemplo Botafogo, Urca e Copacabana. A previsão é de, a médio prazo, expandir o raio de entregas para até 10 quilômetros.
A cidade do Rio de Janeiro já é uma das praças no Brasil em que a C&A faz a maior parte das entregas no prazo de até dois dias para as compras no e-commerce como resultado do modelo ship from store. A nova loja tem um espaço com redoma de vidro no qual os clientes podem acompanhar os bastidores da operação logística, desde o recebimento do pedido pela loja até a separação para entrega.
Iniciativas mais sustentáveis
No começo deste ano, a C&A anunciou a construção de duas usinas solares no País em parceria com a Faro Energy, empresa que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída e eficiência energética no Brasil. Com previsão de entrega no primeiro semestre de 2021, as usinas abastecerão, incialmente, 11 lojas da varejista localizadas no Rio de Janeiro e em Brasília por um período de dez anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais uma década e ampliação no número de unidades a receber energia limpa.
Com o uso de energia solar proveniente das usinas, a C&A evitará a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao plantio de 11 mil árvores ou à retirada de mil veículos das estradas brasileiras. A varejista estima ainda uma economia potencial de cerca de R$ 20 milhões até o final do contrato, além dos ganhos ambientais, como a redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável.
Na parte de produtos, a empresa fez a segunda coleção-cápsula de Jeans Com Menos Água. Com redução média de 80% de água no processo de lavanderia, o projeto conta com parceria com a empresa espanhola Jeanologia, especializada em equipamentos e processos ecoeficientes.
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