O número de lojas que passaram a vender no SiteMercado, plataforma de mercados do iFood, cresceu 134% entre abril de 2020 e abril deste ano. Da mesma forma, o número de usuários cresceu 52% no mesmo período, enquanto o GMV, que é o volume total de vendas no mês, somando todas as lojas, aumentou 56%.
O SiteMercado já havia registrado um aumento expressivo desses índices no primeiro trimestre deste ano, todos impulsionados pelo mês de março em decorrência de restrições em vários municípios brasileiros. No levantamento do primeiro trimestre, houve aumento de 247% no número de novos usuários; 91% nos números de pedidos e 82% no volume de vendas.
“Os varejistas estão atualizados com as mudanças que estão ocorrendo no mundo e perceberam que precisam entrar no digital para continuarem entregando um serviço de qualidade, ou até mesmo de qualidade superior, além de continuar competitivo. Este era um processo que já estava ocorrendo, mas a pandemia acelerou esta curva”, afirma o líder de Growth do SiteMercado, Victor Gamberini.
O movimento não está restrito, claro, ao setor de supermercados. Dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie mostram que o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020.
Mudança no perfil do comprador
A líder de Produtos do SiteMercado, Patricia Graciely, diz que as empresas foram “forçadas” a promover transformações nos seus negócios, adaptando o modelo que trabalhavam para manter suas portas abertas, saindo do padrão tradicional para o digital. “As empresas que já vinham se preparando com o uso da tecnologia no seu dia a dia saíram na frente”, destaca.
Além da mudança no atendimento dos supermercados, o perfil do comprador também passou por transformações. Muitas pessoas tiveram de trabalhar de casa e, tanto pela segurança quanto pela comodidade, começaram a fazer as compras de supermercados por meio de plataformas como o SiteMercado, que hoje oferece os serviços tanto por aplicativo quanto por site.
Essa mudança de comportamento fez com que o a plataforma de mercados do iFood aumentasse o número de novos parceiros e que o time de funcionários crescesse, indo na contramão de muitos setores da economia.
Imagem: Bigstock