Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Panorama Mercado&Consumo: o que esperar da economia nos próximos dias

PIB cresce além do esperado no Brasil; nos EUA, recuperação varia entre as classes

Gouvêa Analytics de Gouvêa Analytics
6 de junho de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Panorama Mercado&Consumo: o que esperar da economia nos próximos dias

Os setores de serviços e turismo devem ser os mais impactados pela onda de crescimento da economia americana, cuja recuperação beneficia principalmente as classes mais altas. No Brasil, as previsões de mercado para o PIB começam a se aproximar de um crescimento de 5% e o câmbio deve continuar se valorizando.

Esses e outros temas são tratados no “Panorama Mercado&Consumo” desta semana, produzido pelo time da Gouvêa Analytics, integrante da Gouvêa Ecosystem. Confira, a seguir, os principais pontos de atenção nos próximos dias na economia.

Cenário econômico internacional

A recuperação da economia americana é heterogênea entre as classes. Apesar da consistência do crescimento, ela é muito concentrada nas classes mais altas, que perderam menos emprego e que mantiveram seus ativos valorizados por conta da política monetária mais frouxa do Banco Central daquele país. A tendência deve ser mantida até o final do ano, com o avanço da vacinação. Serviços e turismo devem ser os mais atingidos por essa onda de crescimento.

O mercado de trabalho segue se recuperando, mas ainda com menos intensidade do que a esperada. O interessante é que por um motivo inusitado: há grande demanda por mão de obra, mas pouca oferta. A cautela com a pandemia e a necessidade de ficar em casa para cuidar dos filhos tiram mais de 10 milhões de trabalhadores do mercado de trabalho. O nível de desemprego caiu para 5,8%, acima do pré-pandemia, mas o melhor resultado desde o início do contágio.

A inflação ao produtor da China continua crescendo por conta de commodities, mas ainda não foi repassada ao consumidor. Há duas alternativas para a dinâmica da economia: a primeira seria diminuir o lucro das empresas para não repassar ao consumidor e a segunda seria o aumento da inflação final. O governo não quer correr risco de inflação, portanto vem restringindo as políticas monetária e fiscal. A tendência é de crescimento mais moderado no longo prazo.

O governo chinês também se preocupa com seu endividamento, em torno de US$ 15 trilhões, que já mostra dificuldades em rolagem da dívida: os juros pedidos são mais elevados. Os governos das províncias também estão com dividas elevadas: com a pressão por resultados, eles lançaram mão de dívidas “escondidas” captadas por organismos ligados aos governos, mas que não aparecem na contabilidade oficial.

Cenário econômico do Brasil

O PIB do primeiro trimestre, divulgado pelo IBGE, mostrou um crescimento em relação ao trimestre anterior, dessazonalizado, de 1,2%. O resultado veio acima da previsão média do mercado (0,8%) e continua surpreendendo pela magnitude. Pelo lado da oferta, o setor agropecuário puxou o crescimento, com alta de 5,7%, seguido por indústria, com 0,7%, e serviços, com 0,4%. Pelo lado da demanda, a formação bruta de capital fixo (que são os investimentos das empresas mais os estoques) subiu incríveis 4,6% e o consumo das famílias e do governo teve queda de 0,1% e 0,8%, respectivamente. Em valores nominais, o PIB trimestral somou R$ 2,048 trilhões.

O resultado já traz um carry over de 4,9%. Isso significa que se o crescimento do PIB do segundo, do terceiro e do quarto trimestre apresentarem crescimento zero na margem, o PIB do ano ainda assim terá um crescimento de 4,9%. Com isso, as previsões de mercado começam a se aproximar de um crescimento de 5%.

Já a produção industrial surpreendeu para baixo, caindo 1,3% em abril com relação a março. Voltamos a ficar 1% abaixo do pré-pandemia, lembrando que em janeiro estávamos 3,5% maiores do que antes da pandemia. O resultado é ruim, mas a recomposição de estoques e o setor externo positivo podem ajudar a melhorar o resultado no restante do ano.

O setor externo apresentou números bem expressivos. O saldo de transações correntes de abril mostrou superávit de US$ 5,6 bilhões, lembrando que essa rubrica mede o comércio internacional de bens e serviços. Só a balança comercial, que mede apenas os bens, mostrou superávit de US$ 9,1 bilhões. Tudo continua muito tranquilo nas contas externas do País. O câmbio sente e deve continuar se valorizando.

Gouvêa Analytics é a unidade de mapeamento de tendências econômicas da Gouvêa Ecosystem.
Imagem: Bigstock

Postagem anterior

B2W sobe aposta em lives de produtos com aplicativo exclusivo para transmissões

Próxima Postagem

Empresas de viagens se preparam para verão movimentado nos EUA

Gouvêa Analytics

Gouvêa Analytics

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Notícias

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas
Gestão

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
São Paulo supera 500 mil empresas ativas no setor de hotéis, bares e restaurantes

Empresas de viagens se preparam para verão movimentado nos EUA

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.