A nova unidade da rede Dalben, inaugurada recentemente na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, estreia o conceito que a rede chama de “supermercado do futuro”. No local, o consumidor pode fazer compras, participar de cursos, usar um espaço de co-working e retirar, via drive-thru, produtos adquiridos pela internet.
“Cada detalhe da nossa flagship foi pensado para tornar a jornada na loja física ainda mais prazerosa, oferecer uma experiência completa e soluções de compra para os clientes. Esse novo conceito concretiza o ‘supermercado do futuro’, oferecendo aos clientes serviços inovadores por meio de micromomentos de experiências imersivas”, afirma a diretora de Marketing da rede, Fernanda Dalben, colunista do portal Mercado&Consumo.
A loja tem mais de 16.000 m² e uma proposta totalmente tecnológica. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Kawahara & Takano e foi concretizado pela Construfort e mais de 75 fornecedores parceiros.
“O conceito dessa construção é totalmente modular e flexível. Podemos levar essa experiência de 16.000 m² a 5.000 m²”, diz o CEO da KT, Julio Takano. Ele classifica a loja como o “supermercado mais atual da América Latina”. “A construção dessa nova unidade é um teste de avaliação desse novo conceito; por isso chamamos de flagship store. Daqui um tempo, teremos outras lojas nesse modelo e o que vai determinar o padrão é o tamanho de cada cidade.”
Alameda Dalben: store in store
Além dos serviços convencionais de um supermercado, a loja-conceito oferece alguns diferenciais, como a Alameda Dalben, store in store multimarcas de moda, decoração e produtos para casa; a Dalben Labs, a escola Gastronômica by Tramontina, para cursos, palestras, workshops e lives; e a praça de alimentação Mercado da Gula Dalben.
Apresenta, ainda, a Marmitei by Chef, marca própria de refeições prontas assinadas por chefs e restaurantes da região; a floricultura Garden Dalben; espaço para co-working; drive-thru para retirada de compras online; chopperia; o Armazém Dalben, com mais de 500 tipos de produtos vendidos a granel, além de cafés especiais torrados e moídos na hora; e uma adega com mais de 500 rótulos nacionais e importados.
O visual merchandising também foi outra estratégia usada para compor a jornada de compra do consumidor. Logo no estacionamento, o cliente pode visualizar pontos de comunicação como a vitrine dos produtos da Alameda Dalben. A loja foi pensada para ser dividida em “mundos” e para compor uma estrutura que se assemelha a ruas e avenidas, dando a ideia de uma cidade e tornando a jornada de compra mais fluida.
Sinalização digital nos corredores
O projeto integra toda a tecnologia de digital signage. Com 40 displays profissionais – Large Format Display (LFD) – e seis painéis de LED, sendo dois em formato U, todos os monitores são operados com o software GM7 Signage.
A estratégia oferece agilidade na atualização de ofertas, campanhas e notificações, interatividade, flexibilidade e altos níveis de engajamento e retenção dos clientes. Permite, ainda, que marcas e empresas impactem o consumidor e agreguem valor às campanhas publicitárias com propostas exclusivas e criativas.
O empresário Giovanni Maddaloni, CEO Founder da GM7, acredita que as redes de supermercado devem apostar cada vez mais em tecnologias de digital signage. De acordo com Maddaloni, a conexão digital com harmonia entre hardware, software e conteúdo moderniza a comunicação e promove a transformação de ambientes comerciais em omnichannel.
O design também foi outra perspectiva observada pela rede. O interior da loja tem vários espaços “instagramáveis”. Logo na entrada, é possível visualizar um trator que remete à ideia de que o produtor está presente e representa o início da história da Família Dalben no varejo – ele era usado durante a colheita na época em que a empresa atuava como armazém.
Outra novidade que compõe esse conceito é a parceria com o grafiteiro Biel Siqueira, que, com apoio da cerveja Petra, do Grupo Petrópolis, produziu uma obra em um elevador panorâmico no setor de chopperia.
Imagens: Divulgação