As vendas no varejo americano cresceram 17,3% em maio, na comparação com abril, de acordo com o Census Bureau, pesquisa realizada pela National Retail Federal (NRF). Nos primeiros cinco meses do ano, elas foram 17,6% superiores às dos primeiros cinco meses de 2020. Na comparação com o mesmo período de 2019, as vendas no varejo cresceram 20,8%.
Os dados mostram resultados sem precedentes. No início deste mês, a NRF revisou para cima sua previsão de vendas no varejo para crescer entre 10,5% e 13,5% em 2021. Esta é a maior taxa de crescimento que já projetada pela federação.
O crescimento em 2021 não se refere apenas ao comércio eletrônico, segundo a pesquisa. Mesmo desconsiderando as vendas fora da loja, que incluem comércio eletrônico, o resultado é um crescimento de vendas acumulado em 2021 que ainda está quase 17% acima dos níveis de 2020.
Os pequenos negócios online estão crescendo e o número de lojas dos Estados Unidos atingiu o nível mais alto já registrado no quarto trimestre de 2020. No quarto trimestre de 2020, havia 1.049.151 estabelecimentos de varejo nos EUA, um aumento de 4.671 em relação ao terceiro trimestre de 2020.
A contagem de estabelecimentos aumentou em uma base ano a ano (em comparação ao quarto trimestre de 2019) em 2.395. Esta é a maior contagem trimestral de estabelecimentos da última década. De acordo com o Daily on Retail, “até agora este ano, os varejistas dos EUA anunciaram planos para abrir mais de 4.900 lojas e fechar mais de 2.290 lojas, o que cobre todos os setores, exceto varejo automotivo.”
Em meados de maio de 2021, as falências de varejo eram de 12%, metade dos níveis de 2020 e abaixo da média de cinco anos de 16%.
Os primeiros sinais do caminho que será traçado pelos negócios a partir de agora vêm sendo mostrados na NRF Retail Converge, promovido pela National Retail Federation (NRF). Na próxima segunda-feira (28), o time da Gouvêa Ecosystem vai apresentar quais as principais lições aprendidas e as perspectivas para o novo normal do ponto de vista dos principais executivos de varejo que participaram do evento.
O webinar “NRF Retail Converge 2021: Um resumo das perspectivas futuras do varejo após um ano desafiador” será realizado a partir das 18h e terá transmissão em tempo real pela plataforma Mercado&Consumo. O evento é totalmente virtual e as inscrições são gratuitas (clique aqui para se cadastrar).
Imagem: Bigstock