Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novas estratégias: supermercados e prevenção de perdas

Redação de Redação
27 de janeiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Thaís Oliveira*

Supermercados têm constante preocupação com relação a prevenção de perdas. Com tantos itens de preços variados e tantas transações processadas, a tentação de burlar o sistema surge de clientes e funcionários. Incidências de fraude e furto podem ser tão pequenos que passam despercebidos, mas não são isolados e aumentam com o tempo. Neste sentido, encontrá-las e prevení-las é crucial para o negócio.

As ocorrências são às vezes tão sutis que poderiam ser interpretadas como erros: um saco de comida de cachorro ou uma garrafa de água mineral podem passar dentro do carrinho sem serem incluídos no cupom de venda, por exemplo, ou desconto ou troca realizados fora da política. outras situações podem ser deliberadas – como quando o operador de caixa diminui o valor da compra de um amigo ou um cliente e “esquece” de passar um dos pacotes.

Supermercadistas têm cada vez mais utilizado relatórios baseados em exceção para identificar fraude, furto e erros de funcionários. Definindo como são os dados de uma transação “normal” e encontrando transações que não se encaixam naquele padrão, relatórios baseados em exceção ajudam a descobrir e investigar padrões de perda mais rapidamente. Seguem-se quatro infrações comuns que custam tempo e dinheiro a supermercadistas:

O risco no check-out

Um método comum de fraudar lojas no check-out é a troca de itens mais caros por códigos de produtos mais baratos. Um pacote de cerveja artesanal, por exemplo, registrado com o código de bananas. Fraudes como esta são tão comuns que especialistas em prevenção de perdas referem-se a elas como “casos de bananas”, e a Oracle trabalha com as lojas para definir códigos específicos para estas ocorrências.

Outra exceção do sistema é quando o tempo de duração da transação não coincide com o número de itens. A pesquisa mostra que quanto mais lento o check-out, é mais provável que esteja ignorando o scanner antes de colocar na sacola, e que a pessoa saia com itens sem pagar.

Amigos e descontos para a família

Funcionários podem ajudar amigos trocando categorias – carne moída por filé mignon, por exemplo. A solução baseada no gerenciamento de exceções permite ao varejista buscar padrões de exceção para KPIs estabelecidos, incluindo contagem de reembolso, nenhuma correspondência, e cartões de crédito com atividades de funcionários e não-empregado. O sistema conecta exceções ao vídeo na loja, que identifica a localização, hora e transação para auxiliar gestores a avaliarem a imagem apropriada.

Devolução de itens

Devoluções são processos que ocorrem com frequência nos supermercados por motivos distintos. Um sistema de detecção de fraudes pode, por exemplo, apontar ocorrências em que após uma venda à vista houve a devolução de item. Esta situação pode sugerir que o operador de caixa tenha decorado um código de item de produto de baixo valor, e ao receber um pagamento em dinheiro, esse item é incluído e posteriormente devolvido, ficando com o dinheiro. A solução pode demonstrar o padrão destas incidências, de tal forma que a investigação concentre-se em casos com maior probabilidade de estarem efetivamente ligados a um fraude.

Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade oferecem dados para que varejistas analisem o histórico de compras e criem recomendações personalizadas. Este valioso programa também está se transformando rapidamente em uma área de fraude. Se um funcionário atende 50 clientes em um dia, e 20 dizem que não têm um cartão de fidelidade, o funcionário tem a oportunidade de creditar a transação para, digamos, o seu próprio cartão de fidelidade. Como uma troca de preços ou uma fraude de cupom (ou transações de baixo valor), esta incidência nunca será explicada por práticas tradicionais de auditoria. Analisando uma série de KPIs programas de fidelidade, no entanto, a fraude será revelada.

Conclusão: Insights para Estratégia e Ação

O tamanho, a complexidade e a natureza global da indústria de varejo hoje, juntamente com a eterna tendência humana ceder à tentação, significa que novos tipos de fraudes continuarão a aparecer. Em nossa experiência, a melhor proteção é a capacidade de análise/business inteligence que pode reconhecer rapidamente desvios do padrão – e possivelmente comportamento criminoso. A solução Oracle Retail Loss Prevention XBRi é projetada para fornecer conhecimentos práticos para proteger os lucros dos varejistas.

*Thaís Oliveira é consultora de Soluções para Varejo da Oracle Retail

 

Postagem anterior

Aplicativos que podem fazer a diferença na sua gestão

Próxima Postagem

Flávio Rocha revela planos para e-commerce da Riachuelo e fala sobre expectativas para NRF 2016

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Flávio Rocha revela planos para e-commerce da Riachuelo e fala sobre expectativas para NRF 2016

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.