O uso de um drone da DHL para a conferência semiautomática é a nova estratégia do Grupo Lego para facilitar a gestão de estoque no Centro de Distribuição da empresa em Louveira, no interior de São Paulo. Além de tornar a conferência mais segura e precisa, a inovação tornou o processo até 96% mais ágil, segundo a empresa.
No novo modelo de conferência, um operador da DHL treinado isola a área do armazém que será verificada e posiciona o drone no solo. Esse profissional precisa ter uma habilitação para a operação do equipamento. O drone utilizado é o Phatom 4, que foi customizado para a DHL e tem uma interface com o sistema de gestão de estoque da companhia.
Por meio de um tablet, o colaborador pilota o drone pelas estruturas da área de armazenagem, escaneando com um laser os códigos de barras e tirando fotos. O objetivo é conferir e atualizar os produtos em estoque, alimentando o sistema que faz a gestão do inbound (recepção dos produtos) e o outbound (expedição para entrega). Essa sistemática, além de mais rápida, dispensa o uso de empilhadeiras e evita que colaboradores tenham que subir em alguma estrutura para acessar os espaços mais altos para o processo de contagem.
“O drone, como ferramenta para controle de estoque, é um excelente exemplo de um projeto implementado com um retorno bastante representativo para incrementar nossa produtividade e acuracidade operacional. Além disso, tem benefícios indiretos, como a redução do impacto no meio ambiente pelo uso de menos equipamentos e horas de trabalho nesta atividade”, afirma a Senior Distribution Manager Latin America do Grupo Lego, Ligia Horvath Vargas.
O CD de Louveira também tem outros projetos de inovação, como a digitalização das lideranças (que trabalham constantemente no armazém com o auxílio de tablets), um laboratório interno de inovações com impressora 3D, o uso da tecnologia RPA para automação de processos burocráticos repetitivos e a visibilidade total na cadeia de suprimentos (por meio da plataforma DHL MySupplyChain).
Drone será usado em outros países
Diante dos bons resultados alcançados em Louveira, a DHL Supply Chain está levando o drone, nos próximos meses, para mais dois CDs no Brasil e também para operações do Grupo Lego em outros países geridas pela própria DHL.
“Trabalhamos com o Grupo Lego há quatro anos no Brasil e há ainda mais tempo em outros países. Ao analisar nossos processos e padrões aqui na operação de Louveira, identificamos que a gestão de estoque era um ponto passivo de melhoria. O drone se mostrou uma alternativa simples, de menor custo e ao mesmo tempo efetiva para aprimorar a conferência de estoque”, explica o gerente-geral de Operações da DHL Supply Chain, Cleber Barcelos.
Segundo ele, em 2020 a empresa bateu o recorde de movimentação de brinquedos dos últimos quatro anos. “Essa abordagem nos ajudou a manter nossos níveis de serviço e acuracidade de estoque mesmo durante um período de grande demanda ocasionado pela pandemia”, afirma.
O executivo destaca, ainda, que um dos pilares do grupo é a preocupação com o futuro das soluções logísticas. Para isso, estimula seus líderes a buscarem soluções inovadoras. “Fica claro para o nosso grupo de executivos que devemos incentivar e investir em soluções ainda não conhecidas no mercado. Mentalidade ágil e intraempreendedorismo começam a ganhar ainda mais importância dentro das competências e habilidades exigidas”, diz.
Imagem: Divulgação