A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. anunciou nesta quinta-feira (15) que seu Conselho de Administração aprovou, por unanimidade, com abstenção dos conselheiros não independentes, a nomeação de Fabio Hironaka Bicudo, Fernando Fontes Iunes e Renata Bartoli de Noronha Soares como membros do Comitê Especial Independente constituído para a reorganização societária.
A reorganização foi anunciada no último dia 7 de junho, que envolverá a incorporação das ações da companhia pela Jereissati Participações S.A. O objetivo é preparar a empresa para um novo ciclo de crescimento com evolução da governança corporativa.
“Este movimento do Iguatemi traduz a preocupação que as grandes companhias de shopping centers têm hoje de preparar-se para a transformação que o setor já começa a viver. Como afirmou a nova CEO, Cristina Betts, o Iguatemi agora ganha maior liberdade e capacidade para ser um dos principais protagonistas da consolidação na indústria de shoppings, seja aumentando o controle sobre os ativos atuais, seja adquirindo novos empreendimentos alinhados ao posicionamento da companhia, seja investindo na estratégia digital”, avaliou, na ocasião, o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho.
O comitê iniciará suas atividades com a maior brevidade possível e será acompanhado por assessores financeiros e jurídicos próprios, a serem escolhidos pelo próprio comitê. A companhia manterá seus acionistas e o mercado atualizados acerca de quaisquer andamentos em relação à operação.
Os três têm atuação consolidada no mercado: Fabio Bicudo atuou como investment banker para o Bear Stearns, Citibank e Goldman Sachs, sendo responsável pela área de banco de investimentos no Brasil e membro de comitê de gestão Brasil. Também foi CEO da Eneva e um dos fundadores da Gera Energia Brasil. Já Fernando Fortes Lunes é um dos sócios fundadores da EB Capital, membro do Conselho de Administração da Gerdau S.A., Metalúrgica Gerdau S.A., M. Dias Branco S.A. e do Banco ABC Brasil S.A. Foi sócio e diretor-executivo responsável pela área global de Investment Banking do Banco Itaú BBA S.A. Por fim, Renata Bartoli de Noronha fez parte da equipe do Banco Garantia/Credit Suisse por 11 anos, onde atuou nas áreas de análise macroeconômica e de investment banking. Atualmente é CEO da Port Louis, empresa atuante em automação de processos nas áreas administrativa, fiscal, jurídica e gestão de receitas.
Imagem: Divulgação