Sintonizadas com a defesa do interesse público, algumas empresas saíram na frente e tiveram a excelente sacada de lançar no Brasil estratégias e promoções para driblar os crescentes movimentos antivacina e incentivar a imunização da população contra a covid-19.
Uma delas é a Porto Seguro, que está oferecendo desconto de 10% na contratação de um de seus seguros de vida e redução de carência de 90 para 30 dias na cobertura de morte por covid. Os benefícios são para clientes com ciclo de vacinação completa contra a doença. No caso do desconto, clientes que tomaram apenas a primeira dose de vacinas que exigem duas doses ganharão 5% de desconto.
“Entendemos que o lançamento desses benefícios é uma maneira de incentivar que os segurados garantam sua proteção, reforçando ainda a importância da imunização para toda a sociedade”, disse Carlos Eduardo Gondim, diretor de vida e previdência da Porto Seguro.
Incentivo à segunda dose da imunização
Já a rede de pizzarias Domino’s pensou nos alarmantes milhões de brasileiros que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 e desenvolveu uma campanha para contribuir com o coletivo e fortalecer sua imagem.
Toda segunda-feira, a empresa vai dar a segunda pizza de graça para clientes que comprovarem que tomaram a segunda dose. Ou seja, quem estiver com a imunização completa vai comprar uma pizza e ganhar outra. A campanha foi iniciada em 19 de julho e vale para todo o país. Mas atenção: os pedidos só podem ser feitos por Whatsapp (número: 21- 97301-5191).
O cliente precisa chamar o Dom, assistente virtual da Domino’s, pelo app de mensagens, e enviar o emoji de seringa. O Dom vai pedir uma comprovação e o cliente precisa enviar uma selfie tomando a vacina para receber o cupom que dá de presente a segunda pizza. A partir daí é só escolher os sabores e fazer o pedido. A pizza de menor valor é por conta da Domino’s. E o melhor: o cliente pode aproveitar a promoção quantas vezes quiser.
Em nota enviada à imprensa a empresa ressaltou a importância do setor empresarial contribuir para a imunização da população. “É o momento de todas as companhias se unirem, usando suas melhores ferramentas, para incentivar a campanha de vacinação. Por aqui usamos os nossos atributos mais importantes – pizza e tecnologia – para fazer a nossa parte. Todo mundo que já tiver tomado a segunda dose vai ser presenteado com pizza. Além da imunização, tem recompensa mais gostosa do que essa?”, afirma Flávia Molina, CMO da Domino’s Pizza.
Carrefour dá folga para os funcionários
Em junho, o Carrefour Brasil criou um programa de incentivo à vacinação para os seus mais de 35 mil colaboradores. Quem for imunizado com a primeira ou a segunda dose da vacina terá direito a um dia de folga para cada aplicação. Colaboradores ativos que já se vacinaram também terão o mesmo benefício de folgas
Ações como a do Carrefour ainda não são comuns aqui no Brasil, mas, nos Estados Unidos, varejistas de vários segmentos têm anunciado medidas de estímulo à vacinação – tanto de funcionários, quanto de clientes.
A varejista americana de eletrônicos Best Buy realizou uma ação prevendo sorteios de mais de US$ 100 mil em prêmios em dinheiro para incentivar os funcionários a se vacinarem contra a covid-19.
Na Krispy Kreme, os consumidores que apresentam o cartão da vacina ganham um donut glaceado grátis. O Junior’s Restaurant no centro do Brooklyn, em Nova York, oferecia uma mini versão gratuita de seu Cheesecake Original.
Até 25 de julho, as lojas das varejistas Office Depot e OfficeMax farão cópias e colocarão lâminas de proteção em cartões de vacina da covid-19 gratuitamente.
Já a Casa Branca fez parcerias com mercearias e farmácias, incluindo Albertsons, Safeway, Target e CVS, que oferecem descontos em itens das lojas para consumidores que chegam nelas vacinados.
Com informações de Estadão Conteúdo e Blog NRF
Imagem: Divulgação